sexta-feira, 24 de agosto de 2007

>

QUESTÃO DE DIREITO: estímulo para criar uma REDE de AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE

QUESTÃO DE DIREITO

Este plano de aula trata do tema direito ao meio ambiente, que a professora Carla Lopes está desenvolvendo com seus alunos no Colégio Estadual Prof. Sousa da Silveira, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O assunto faz parte do Projeto Político Pedagógico da instituição, que é uma experiência da Lei 10. 639, de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afrobrasileira e da história africana nos currículos escolares. A experiência, batizada na escola de Programa de Reflexões e Debates da Consciência Negra, compreende o trabalho mensal de temas apresentados em palestras no dia-a-dia da sala de aula.
Neste plano de aula, a professora sugere um passo-a-passo para chegar ao conceito de direito ao meio ambiente, tendo também como referência para as atividades propostas o artigo Desigualdade Ambiental, publicado na revista Onda Jovem de março de 2007. Segundo a professora, em 2006 o Programa de Reflexões, a partir de textos do geógrafo Milton Santos, debateu conceitos como globalização e territórios, desigualdades sociais e econômicas, consumo, exclusão e cidadania.
No mesmo período, de uma palestra sobre ocupação e reforma urbana decorreram discussões com alunos sobre racismo e discriminação ambiental, direitos de vizinhança e participação cidadã, entre outras. “Esses foram os pontos de partida para chegar ao conceito de direito ao meio ambiente”, explica Carla Lopes.

A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA 1

A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA 2

1 Comentário:

Mestre Paulão Kikongo disse...

Obrigado pela sua colaboração. A professora Carla Lopes é nossa amiga. Inclusive, em novembro do ano passado dei palestra no Programa de Reflexões e Debates sobre a Consciência Negra que é por ela coordenado.

Postar um comentário

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO