segunda-feira, 24 de setembro de 2007

>

RIO GANHA 2 NOVAS LONAS CULTURAIS - INAUGURAÇÃO DA LONA DA ILHA DO GOVERNADOR SERÁ NESTA 2a. FEIRA, DIA 24/9, E TERÁ PROGRAMAÇÃO ECOLÓGICA

RIO GANHA 2 NOVAS LONAS CULTURAIS.

INAUGURAÇÃO DA LONA CULTURAL DA ILHA DO GOVERNADOR SERÁ NESTA 2ª. FEIRA, DIA 24/9, TERÁ PROGRAMAÇÃO ECOLÓGICA

Após mais de 17 anos de luta dos movimentos culturais junto à Prefeitura do Rio, na semana passada, foi inaugurada a Lona Cultural de Jacarepaguá que homenageia o músico Jacó do Bandolim, que morou neste bairro carioca.

Na próxima 2ª. feira, dia 24/9, as 18:30 hs, será a vez da reinauguração da Lona Cultural Municipal da Ilha do Governador que foi reconstruída e homenageará em seu nome o músico Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, ex-morador da Ilha. O endereço é: Praça Poeta Manuel Bandeira, S/No. – Cocotá – Ilha do Governador.

A Lona Cultural da Ilha do Governador foi a primeira a ser construída na cidade do Rio de Janeiro, em 1987, na gestão do Prefeito Saturnino Braga e do Secretário Municipal de Cultura e ator Antônio Pedro, e na época foi conquistada como resultado de um grande movimento cultural e comunitário (no início dos anos 80, o bairro havia perdido, fechado seus 3 cinemas). Nos anos seguintes outras lonas foram implantadas em bairros populares tendo sido criadas sempre a partir de intensa luta de grupos culturais e comunitários.
As lonas já foram consideradas pela UNESCO como modelo de inclusão social pela cultura. O projeto atualmente está sendo adotado em outros países da América Latina. Suas instalações tem inspiração na arquitetura do Circo Voador, situado na Lapa, sendo um equipamento público construído pela Prefeitura, com gestão a cargo da Secretaria das Culturas e de grupos comunitários e culturais locais.

HISTÓRICO:
Em 1997, após 10 anos de funcionamento a Lona Cultural da Ilha do Governador foi demolida arbitrariamente pela Prefeitura do Rio, que havia abandonada este espaço cultural por vários anos (a lona encontrava-se rasgada, as instalações abandonadas, não havia investimento da prefeitura em atividades culturais e em manutenção deste equipamento etc). Com a demolição deste espaço cultural, ainda em 97 artistas e ambientalistas ingressaram com Representação no Ministério Público Estadual denunciando esta ilegalidade que violou flagrantemente a LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, que em seu Artigo 348, determina:...” È vedada a extinção de qualquer espaço cultural público sem que seja ouvida a população local e sem a criação, na mesma Região Administrativa, de espaço equivalente”.

Pressionada pelo MP Estadual e diante de diversos protestos do movimento cultural (foi inclusive realizada uma marcha fúnebre saindo do Cemitério do Cacuia até o Parque Manuel Bandeira onde se localizava a Lona com a participação de motociclistas, Velha Guarda da União da Ilha, ecologistas, artistas de teatro, poetas que levavam um caixão com um ator-múmia dentro), a Secretaria municipal de Cultura se comprometeu por meio de um documento oficial junto ao MP Estadual a reconstruir a Lona da Ilha, o que demorou 10 anos para cumprimento da promessa!

Atualmente a cidade dispõe de 10 Lonas Culturais espalhadas em diversos bairros do subúrbio carioca (Realengo, Vista Alegre, Maré, Bangu, Santa Cruz, Campo Grande, Anchieta etc). Em alguns bairros cariocas do subúrbio e da periferia, as lonas são a única opção de acesso ao lazer e cultura para a população e os grupos culturais.

A Lona da Ilha terá como destaque uma intensa agenda sócio-ambiental e cultural. A proposta foi discutida na última 4ª. feira (dia 19/9) entre a Sub-Secretaria de Cultura, Maria Alice Sabóia, e um grupo de ambientalistas do bairro que já nos anos 80 utilizavam as instalações da Lona da Ilha com eventos de educação ambiental, exibição de vídeos ecológicos e palestras sobre a despoluição da Baía de Guanabara e outros temas..

Segundo o ecologista Sérgio Ricardo “o fato da Lona Cultural da Ilha estar localizada às margens da poluída Baía de Guanabara é importante e deve ser visto como uma oportunidade para o avanço de uma aliança estratégica entre a Cultura e a Ecologia. Estamos empenhados em construir conjuntamente com as Secretarias municipais das Culturas e de Meio Ambiente um Centro de Referência em Cultura e Educação Ambiental numa homenagem à vida e obra do seringueiro Chico Mendes, barbaramente assassinado em 1988, no Acre. Este espaço atenderá escolas e comunidades com exibição de vídeos, biblioteca verde, oficinas de reciclagem, palestras. Chico Mendes nos trouxe uma reflexão sobre as dimensões sócio-ambiental e cultural que precisa ser resgatada e adotada nas Políticas Públicas. Do contrário a Humanidade não superará a grave crise ecológica global”, afirmou o ecologista que mora no bairro e participou da experiência pioneira de gestão da Lona da Ilha nos anos 80.

Durante a reunião a Sub-Secretaria de Cultura do Rio, Maria Alice Sabóia, informou que a prefeitura pretende estender este projeto ambiental para as demais lonas culturais da cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

UMA VITÓRIA COLETIVA DA CIDADANIA E DA CULTURA!

Agora queremos que este espaço cultural seja administrado por um Conselho Gestor Comunitário democrático e plural com participação dos grupos culturais, artistas e comunidade. Com a demolição da lona o bairro sofreu um grande esvaziamento cultural ao longo de 10 anos, aprofundando a exclusão da juventude e a falta de opções de lazer e diversão da população.
A recente inauguração do Terminal de Barcas no Aterro do Cocotá (reivindicação de mais de 20 anos dos moradores da Ilha), a reconstrução da Lona da Cultura, a presença importante da Feirinha de Roupas, Artesanato e de comidas regionais gerando empregos e renda, e com a pista de Skate para os jovens e crianças, poderão transformar o Parque Poeta Manuel Bandeira num dinâmico e criativo Pólo de Cultura, Esportes, Ecologia e Lazer.

Participe deste processo junto com os artistas, moradores e amantes da cultura.

A LONA CULTURAL DA ILHA ESTÁ DE VOLTA! UMA VITÓRIA DA CIDADANIA!


SEGUE A PROGRAMAÇÃO ECOLÓGICA DA INAUGURAÇÃO DA LONA DA ILHA:

LONA CULTURAL DA ILHA DO GOVERNADOR-RENATO RUSSO

CENTRO DE REFERÊNCIA DE CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CHICO MENDES

PROGRAMAÇÃO:

Exibição de vídeos ecológicos:
Baía de Guanabara, documentário de 1992, 18 min
Tá Limpo, desenho animado, 7 min
Caminho das Águas, filme de Cecília Lang
Ilha das Flores, Jorge Furtado
Gestão sustentável do lixo urbano, CEMPRE
Série de reportagens sobre o ecossistema da Baía de Guanabara, Canal Futura, 2007
Estamira, filme de Marcos Prado, 2006.


Oficinas de reciclagem:
Reciclagem de garrafas PET - artista plástico Guilherme Vasconcellos
Arte com jornal - Maria Ferreira
Aproveitamento do filtro de papel – Maria Cristina
Arte com sucata - Vavá

Exposição de objetos e peças a partir do material reciclável:
Buff de garrafas PET
Bolsas de lacre
Mosaico
Brinquedos a partir de recicláveis
Artigos de jornal reciclado

Palestras de educação ambiental:

Decoração da Sala Verde com cartazes ecológicos:

Coordenação: Diogo Mauro, Guilherme Vasconcellos, Alexandre Márcio e Sérgio Ricardo.

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO