quarta-feira, 24 de outubro de 2007

>

Brasileiro cruza baia da Guanabara em barco feito com garrafa pet

24/10/2007 - 08h15min

TRAVESSIA REALIZADA COM SUCESSO

Por Ana Maria Pereira e Fabricio Menicucci
Fotos: Ana Maria Pereira

No último domingo, 21 de outubro, o fotografo, ciclista e ambientalista brasileiro Zé do Pedal, 50, conseguiu realizar a tão esperada travessia da baia de Guanabara a bordo de seu Pet Bateau, um pequeno barco a pedal feito com garrafas pet e peças recicladas.

No dia 30 de setembro, como parte das comemorações de seu cinqüentenário, Zé do Pedal saiu da praia do Flamengo em direção a Niterói, mas após 15 minutos de navegação, próximo ao aeroporto Santos Dummont, o eixo do barco partiu e a viagem foi adiada. Neste domingo a travessia foi concluída com sucesso.

A inusitada embarcação foi produzida por ele mesmo, possui 240 garrafas pet, uma estrutura metálica de 3.50 x 1.70 mts e outras peças que foram encontradas em um lixão, como uma bicicleta, leme e pás.

Toda a travessia teve duração 2 horas e 57 minutos, o que superou as expectativas do ambientalista. "Achei que fosse gastar cerca de 4 horas, mas fui ajudado pela natureza e por Deus. Os ventos estavam fortes e chegaram a 16 km/h, em alguns trechos passei por ondas de quase um metro de altura. Mas apesar disso, em muitos momentos tive ventos a favor e as marés contribuíram. Felizmente tudo correu bem, pude chegar a meu destino e testar o Pet Bateau. Agora estou pronto para desbravar o Tietê" Afirma Zé bastante animado com os resultados de seu barco.

Com o auxilio de um barco de apoio e o acompanhamento do G-mar, o ambientalista chegou à praia de Gragoatá, em Niterói, e foi recebido pelos banhistas com um misto de curiosidade, apóio e alegria. Além da comemoração de seu cinqüentenário e a preparação para sua próxima aventura, o objetivo da travessia foi chamar a atenção da população e autoridades para os efeitos da poluição ambiental.

Nos próximos meses Zé do Pedal pretende dar início a seu mais novo projeto, uma viagem de Piracicaba, SP, até Buenos Aires, Argentina, a bordo do Pet Bateau. A viagem ainda está em fase de preparação e a previsão é de aproximadamente 4 meses de duração.

35 anos de grandes aventuras

Zé começou sua vida de aventureiro em 1981, saindo de bicicleta do Brasil rumo à copa do mundo da Espanha. Em janeiro de 1983 pedalou ao redor do planeta, passando por 54 países, e após 4 anos chegou ao México, em 86, para assistir novamente a uma copa do mundo de futebol. Em 2002 percorreu todo o Rio São Francisco em um pedalinho e em 2004 fez sua única aventura inacabada, "Da Liberdade ao Cristo". O ambientalista possui vários feito inéditos: primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo de bicicleta; primeiro homem a atravessar o Japão usando um velocípede infantil; e agora, primeiro homem a atravessar a Baía mais poluída da América Latina em um barco a pedal feito de garrafas Pets.

Mais informações:

Rio de Janeiro: Fabrício Menicucci (21) 8791 1774 fabricio@menicucci.art.br ;

Minas Gerais: Ana Maria Pereira (31) 8759 7720 amap08@yahoo.com.br , Zé do Pedal (31) 9125-0383; zedopedal@gmail.com

Fonte: www.portaldomeioambiente.org.br

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO