sexta-feira, 25 de abril de 2008

>

Movimento Nacional em Defesa da Amazônia será lançado na ABI, na próxima segunda, 28

O Movimento Nacional em Defesa da Amazônia será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 28 de abril, com um ato público, a partir das 17 horas, na Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Por iniciativa do Modecon - Movimento em Defesa da Economia Nacional, um expressivo número de entidades e cidadãos brasileiros já vem se reunindo desde janeiro, preocupados com o destino da Amazônia e a exploração predatória de suas riquezas.

Segundo o vice-presidente do Modecon, o engenheiro Ricardo Maranhão, "o local e a data são simbólicos. A ABI é a Casa da Imprensa Brasileira. Seu auditório foi cenário de grandes movimentos cívicos, como a campanha do petróleo, a luta pelas liberdades democráticas, as "diretas já" e outros. Abril é o mês no qual a Nação Brasileira homenageia Tiradentes".

Ele aponta uma série de "atos e circunstâncias compõem um quadro inquietante de ameaças sobre a Amazônia. Este quadro requer a união e a resistência organizada de todos os segmentos da sociedade brasileira, para evitar a perda, para estrangeiros, desta enorme parcela do nosso território" - argumenta.

As ameaças enumeradas pelo engenheiro seriam, dentre outroas: o desmatamento, criminoso e irresponsável; a biopirataria, saqueando o nosso riquíssimo patrimônio genético; a intensa atuação clandestina (ou ostensiva) de ONG(s) estrangeiras, que agem livremente, sem qualquer controle governamental, explorando populações ribeirinhas, sonegando impostos, promovendo grilagem de terras, iludindo populações indígenas; a hidropirataria; o contrabando e o narcotráfico; o enfraquecimento das Forças Armadas, conseqüência do corte dos recursos orçamentários, dificultando o cumprimento da sua missão constitucional e a sua atuação na região, sobretudo nas faixas de fronteiras; a lei de gestão de florestas públicas.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias - www.apn.org.br


Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO