sexta-feira, 18 de abril de 2008

>

VI Encontro Regional de Agroecologia - VI ERA

Convite
VI Encontro Regional de Agroecologia - VI ERA. O encontro acontecerá dos dias 19 a 24 de Abril de 2008 no campus da UENF - Campos (RJ) que terá participação da Rede Alerta - RJ.

Vejam a programação:

FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL-FEAB

“Resgate e Difusão dos Conhecimentos Rumo a Soberania Popular"

Centro Acadêmico de Agronomia - Seu Juvenal
Grupo de Estudos Agroecológicos - “AgroCrioulo”

Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - 2008

Convite

A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB juntamente com o Centro Acadêmico de Agronomia “Seu Juvenal” e a Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF tem o prazer de convidar a todos os estudantes de Agrárias, Biológicas, Humanas , Exatas, agricultores, professores, movimentos sociais e a sociedade civil em geral para participar do VI Encontro Regional de Agroecologia - VI ERA. O encontro acontecerá dos dias 19 a 24 de Abril de 2008 no campus da UENF.

I- INFORMAÇÕES

1.1. Caracterização
Encontro de âmbito regional (MG, RJ e ES) entre estudantes, pequenos agricultores, profissionais, pesquisadores e entidades que desenvolvam tecnologias voltadas para agricultura sustentável.

1.2.Endereço
Comissão Organizadora do VI ERA - Centro Acadêmico de Agronomia
Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Campos dos Goytacazes – RJ - CEP 28013-600

1.3. Participantes
Estima-se um público de, aproximadamente 400 pessoas, entre estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área de agrárias, biologia, sociologia, comunicação, técnicos agrícolas, etc., agricultores e agricultoras da região, entidades governamentais e não governamentais, movimentos sociais populares e sociedade como um todo.

II - APRESENTAÇÃO

No Brasil e no mundo, a adoção generalizada do modelo tecnológico fundado na químico-moto mecanização gerado pelo desenvolvimento de tecnologias da chamada Revolução Verde, agudizou o histórico processo de fragmentação e de decomposição social e econômica da agricultura familiar, intensificando o desemprego rural, os processos migratórios campo-cidade e a favelização urbana. Apesar do aumento de produtividade, este modelo não permitiu a eliminação da pobreza rural e da fome em nosso país. Além dos efeitos sociais excludentes, engendrou também graves impactos ambientais que se irradiaram por todos as biomas do país cuja complexidade impede ou dificulta a avaliação dos custos embutidos nos processos que levaram ao aumento da produtividade no campo.

A insustentabilidade do modelo agrícola amplamente difundido pela Revolução Verde, tem motivado muitas discussões no mundo inteiro em torno de possíveis alternativas ao padrão produtivo a ele inerente.

Considerando a atual situação agrária do país e todo seu contexto histórico o VI Encontro Regional de Agroecologia (ERA) tem por finalidade discutir e contribuir no debate de uma agricultura sustentável, fazendo com que sejam ampliadas as preocupações com o social e o ambiental, assim como científico, técnico, cultural e ético. Este espaço tem o intuito de discutir e trazer, juntamente com agricultores, pesquisadores e estudantes, a realidade e as alternativas da vida no campo, calcados em princípios sustentáveis e agroecológicos e suas experiências práticas.

III - HISTÓRICO

Os estudantes de Agronomia do país organizam-se em nível nacional desde 1954, quando fundado o Diretório Central dos Estudantes de Agronomia do Brasil (DECEAB). Devido a repressões ao movimento estudantil na década de 60 os avanços ficaram comprometidos. Finalmente reorganizou-se em 1972 fundando a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), sendo esta a máxima entidade representativa desses estudantes depois da União Nacional dos Estudantes - UNE.

A partir dos anos 70, os estudantes de agronomia começaram a sentir a necessidade de desenvolver esforços para, por um lado, entender criticamente o modelo de desenvolvimento agropecuário que estava sendo implantado no país, buscando analisar suas conseqüências e, por outro, para melhorar a qualidade do ensino da agronomia, aproximando-o mais da realidade, demandas e necessidades da maioria dos trabalhadores e produtores familiares rurais, situados em condições marginais no contexto daquele modelo.

A FEAB congrega os Centros e Diretórios de mais de 80 escolas de agronomia de todo o Brasil, organizada em coordenações nacional e regional, realizando trabalho nas bases, subsidiando discussões através dos núcleos de trabalho permanente (NTP's), assim como participando, apoiando e promovendo diversas lutas com movimentos e entidades.

São bandeiras de luta da FEAB: Agroecologia; Movimentos Sociais Populares; Universidade; Relações Internacionais; Juventude, Cultura e Gênero; Ciência e Tecnologia; Formação Profissional.
A promoção de discussões sobre Agroecologia se dá desde 1981, através de interações com outras entidades (FAEAB, MST, AS-PTA, CPT), o que resultou em 4 Encontros Nacionais de Agricultura Alternativa (EBAA) na década de 80. Por superlotações nos eventos, viabilizaram-se Encontros Regionais de Agricultura Alternativa (ERAA). De acordo com deliberações da Plenária Final do 43° Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (CONEA), o evento passou a chamar-se Encontro Regional de Agroecologia (ERA), e este de novo nome foi o V ERA realizado na Universidade Federal de Minas Gerais. No 50° CONEA o Centro Acadêmico “Seu Juvenal” se propõe e assume a realização do VI ERA.

IV - OBJETIVOS

A realização do VI ERA tem como objetivos:

Ampliar e difundir o debate agroecológico;
Discutir uma nova abordagem da agricultura no país;
Construir propostas para a solução de problemas relacionados à soberania alimentar;
Resgatar a valorização das sementes crioulas;
Discutir o projeto de agricultura do governo;
Propor alternativas de inclusão social;
Formação profissional;
Discutir papel da universidade no desenvolvimento agrícola;
Resgatar os valores e conhecimentos do pequeno agricultor;
Apoiar o fortalecimento da produção familiar;
Promover espaços de interdisciplinaridade e interação entre alunos de vários cursos, profissionais e agricultores;
Unir entidades no avanço e consolidação do paradigma agroecológico;
Elaborar relatórios que sirvam para discussões posteriores;
Apoiar o surgimento de novos grupos agroecológicos;
Fortalecer as relações com movimentos sociais.

V - JUSTIFICATIVA

Um enfoque científico exclusivamente dirigido a minorar os impactos ambientais da agricultura convencional, sem que se contemplem as difíceis condições sócio-econômicas enfrentadas pelos agricultores, apresenta limitadas possibilidades para o efetivo enfrentamento da crise. A consolidação de um paradigma alternativo que forneça as bases técnico-científicas para a superação da crise sócio-ambiental da agricultura deve considerar, de forma integrada, as dimensões ecológica, social e econômica envolvidas no processo de desenvolvimento. A construção de um novo paradigma demandará considerável esforço do setor de pesquisa para avançar o conhecimento, inclusive aprimorando e incorporando novos enfoques pelas instituições. Nesse sentido faz-se necessário debater o papel de ensino de ciências agrárias na construção participativa de alternativas para o desenvolvimento sustentável.

VI - METODOLOGIA

RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO:
Objetivo: recepcionar os participantes do evento, bem como alojá-los; reconhecimento do campus (para quem chegar antes da abertura).

ABERTURA:
Objetivo: iniciar o encontro, apresentando o objetivo geral do evento e das entidades envolvidas; dar boas vindas às caravanas de cada região e entidades.

GRUPO DE INTEGRAÇÃO (G.I):
Objetivo: facilitar a integração entre os participantes e o desenvolvimento dos temas discutidos. É realizada através de dinâmicas de grupo, mística, etc... Neste espaço é apresentada a grade do evento, explicando os seus espaços e as respectivas metodologias.

OFICINAS:
Objetivo: mostrar como os agricultores e agricultoras manejam as diversidades de experiências a partir de uma lógica de otimização dos recursos voltados para agricultura familiar, ante a uma apropriação de conhecimento técnico, seja através da observação/convivência quanto da apropriação de técnicas.

GRUPOS DE DISCUSSÃO:
Destinado ao aprofundamento e troca de experiências dos participantes, usando como subsídio, dinâmicas de grupo e as discussões realizadas nos painéis que serão sistematizadas com a ajuda dos coordenadores.

FEIRA DE SEMENTES:
Visa proporcionar a exposição de produtos e grupos de agroecologia para troca de experiências entre produtores locais e os demais participantes do evento. A idéia é, como numa “Feira de Ciências” - onde todos (agricultores e, estudantes, professores e sociedade) possam estar interagindo, expor a produção científica e cultural relevante à agricultura familiar.

CULTURAL:
Momento de valorização e divulgação da cultura regional proporcionando integração, descontração e confraternização entre todos os participantes do evento;

ATO PÚBLICO:
Com o objetivo de participação coletiva, envolvendo místicas e discussões, em contato direto com a natureza e comunidades carentes, realizando alguma atividade na terra, por exemplo, plantio de mudas nativas para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, oficinas com os moradores, limpeza do local, construção de horta comunitária e outras atividades possíveis. Também será realizado um ato de manifestação dos participantes junto com a comunidade de alguma pauta de luta local.

VII - GRADE

Painel I: Agroecologia: Onde tudo começou?

Palestrantes: Claudemar (Secretaria de Agricultura de Casemiro de Abreu)

Painel II: Do avanço da monocultura a resistência popular

Palestrantes: Sergio Ricardo (Rede Alerta Contra o Deserto Verde - RJ ) e Carol (Comitê Contra o Trabalho Escravo no Norte Fluminense)

Painel III: Agroecologia teoria e pratica

Palestrantes: Prof. Canrobert (CPDA - UFRuralRJ) e Prof. Fábio Coelho (UENF)

Painéis paralelos:
1- Da deformação a formação profissional: qual técnica queremos
Palestrante: Cobrão (ESALQ)

2- Agricultura urbana
Palestrante: Denis (ASP-TA)

3- Consciência agroecológica
Palestrantes: Técnicos e Agricultores de Casemiro de Abreu/RJ

4- Soberania alimentar x Transgênicos
Palestrante: Maria Rita (Terra de Direitos)

5- Ecossocialismo.
Palestrante: Profa Guiomar Valdez (CEFET Campos)

Preparo para o ato: Jucelino (MAB-MG)

Mesa Redonda:

Comunidades tradicionais: luta e resistência!
Palestrante: Véi (quilombola), Prof. Carlos Dayrel (CAA - UFMG) e Prof. Javier Alejandro Lifsciaitz (CCH/UENF)

Juventude Agroecologica:
Palestrantes: Roberta Transpadini (Consulta Popular) e José Maria Tardin (ELAA)

Trocas de experiências:

Trocas de experiências com agricultores - Zé Ferreira
Economia solidária - Teia e ANA
Cooperativas de pequenos agricultores - CACAL e Araponga
Comunidades Tradicionais - Wania Mesquita (CCH/UENF) e quilombolas de Campos
Escola família agricola - EFA
Grupos de Agroecologia - GAE/UFRuralRJ
Núcleo de Apoio a Reforma Agrária e Grupos de Extensão - Nascer
Grupo de Permacultura - Grupos de Viçosa
Capoeira
Pesquisa e Extensão em Agroecologia - UPEA/CEFET

Oficinas

1- Arte Agroecológica: Filtro dos sonhos, Macramé, Cores da Terra, Sofá Garrafa Pet e Cerâmica
2- Oficina de Doces
3- Permacultura
4- Agricultura Urbana
5- Plantas Medicinais
6- Manejo de Safs
7- Construçoes Alternativas
8- Reciclagem
9- Escalada em Arvores
10- Compostagem
11- Homeopatia para Animais
12- Galinha Caipira

Obs.: ministrantes a confirmar e esperando confirmação de mais oficinas oferecidas pelos grupos de Agroecologia.

VIII - OBSERVAÇÕES

Contatos:
(21) 9345 4165 e (24)92583668 (Centro Acadêmico de Agronomia)
(22) 92131509 ou (22)9262 2801 (Grupo de Estudos Agroecológicos)
era6regional3@yahoo.com.br

IX - Inscrições:

Antecipado :Até dia 18-04-08 R$ 20,00 ( sem alimentação e alojamento ).
R$ 40,00 ( com alimentação e alojamento ).

No evento : R$ 25,00 ( sem alimentação e alojamento ).
R$ 45,00 ( com alimentação e alojamento ).

Depositar na conta de Adilson Jovanino Teixeira Junior

AG: 6186
CTA: 05313
Banco Itaú.

Inscrições na UENF dos dias 07 a 18/04 na parte da tarde no E1.

Victor Hugo Caldas R. Martins e Fábio Cunha Coelho
Comissão Organizadora do VI ERA Professor Orientador do Evento

Fonte: Sérgio Ricardo

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO