SEGURANÇA PÚBLICA - CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE NITERÓI
DIAGNÓSTICO DA CIDADE DE NITERÓI, PRONASCI, GABINETE DE GESTÃO (GGIM)
OS DADOS ACIMA FORAM PESQUISADOS NA MINUTA DO PROJETO PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA. N° 130/000.778/ 05. TITULO DO PROJETO: "CONTRATAÇÃO DE ENTIDADE ESPECIALIZADA PARA IMPLANTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM NITERÓI/RJ" PERÍODO DE EXECUÇÃO: INÍCIO OUTUBRO DE 2005 - TÉRMINO JUNHO DE 2006 OS DADOS ACIMA FORAM PESQUISADOS TAMBÉM NA RESOLUÇÃO 781 SSP/RJ/ ISP, NO CD ROM PRONASCI E DEBATIDOS EM REUNIÕES DA REDE/NIT/FÓRUM DCA/NIT/CCS AISP 12 NIT. E OUTROS ESPAÇOS.
OS DADOS ABAIXO FORAM PESQUISADOS NO CD ROM PRONASCI MINISTÉRIO DA JUSTIÇA /PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA (PRONASCI). CONDICIONALIDADES JUNTO AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS
Segundo a classificação do PNDU, Niterói está entre as regiões consideradas de alto desenvolvimento humano [IDH maior que 0,80]. Em relação aos outros municípios brasileiros, Niterói ocupa o15° entre os mais de cinco mil municípios do país, porém é o 5° dentre as cidades de mais de 200 mil habitantes. No âmbito do Estado do Rio de Janeiro, Niterói ocupa o 1° lugar, enquanto o índice municipal para o Estado é de 0,782. No período de 1970 -1991, o índice de Desenvolvimento Humano do município (IDH) teve um crescimento de 15,2 %%, passando de 0, 710 para 0, 818 (8,3 % entre 1970 e 1980 e 6,8 % entre 1980 e 1991).
Embora o número de crimes não tenha aumentado significativamente nos últimos anos, alguns crimes, particularmente os crimes violentos, registraram aumentos consideráveis a partir dos anos de 2001. Assim a projeção para o ano de 2005 registraria um aumento de quase 100 % nos casos de homicídios e aumentos significativos nos roubos e furtos, este último sendo o crime com maior incidência no total de ocorrência registrada em Niterói, paralelamente aos sentimentos de insegurança e temor ao crime se apresentam como uma das principais preocupação dos habitantes de Niterói.
Embora existam várias instituições de segurança pública que atuam no município tais como; (Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, etc) a baixa cooperação e a falta de integração e atuação coordenada entre elas dificultam a obtenção de resultados positivos.
A prefeitura de Niterói, paralelamente decidiu assumir um papel mais ativo na questão da violência no município, contratou o Viva Rio para realizar um plano municipal de prevenção da violência. No mês de 2003, o Viva Rio elaborou um diagnóstico da segurança na cidade. A informação coletada permitiu identificar as dinâmicas criminais, os fatores e grupos de riscos nas Comunidades e, em geral as diferentes manifestações, causas e locais da insegurança da Cidade.
O diagnóstico elaborado constitui a base e o fundamento do presente plano municipal de prevenção da violência. O diagnóstico teve como finalidade identificar e analisar as seguintes questões:
SINTESE DO DIAGNÓSTICO
a) A quantidade total de ocorrência diminuiu cerca de 58 % de 2001 para 2003;
b) A projeção para o ano de 2004/2005 é que Niterói registrará um aumento de quase 100 % nos casos de homicídios;
c) O furto é o crime com maior incidência no total de crimes registrados na cidade nos últimos três anos;
d) Principal grupo afetado: Jovens de sexo masculino na faixa etária entre 15 a 24 anos encontram se expressivamente representado como autores e vítima dos crimes cometidos nos últimos três anos;
e) Vetores: (Armas 70% dos homicídios são cometidos com armas de fogo, 21,1 % das apreensões de drogas estão associadas a crimes com armas de fogo);
f) As principais Áreas de Risco da Cidade são os bairros Fonseca, Centro, Piratininga e Itaipu;
g) O período do verão se apresenta como o de maior atividade criminal. Aproximadamente 65% dos crimes acontecem nos meses de janeiro, fevereiro e março.
h) Os dias da semana que apresentam maior registro de ocorrências são sexta-feira e sábado;
i) O sentimento de insegurança e temor ao crime é crescente na Cidade. A população não sabe como agir;
j) Os órgãos responsáveis pela promoção da segurança pública agem de modo disperso e são pouco eficientes. Podendo observar- se a falta de articulação e integração na esfera Municipal entre os diferentes órgãos encarregados de implementar políticas e programas que visam o combate, controle e a prevenção da criminalidade;
l)Deficiência na articulação entre os programas de prevenção da violência da própria prefeitura e falta de conhecimento por parte da população de sua existência e capacidade de atuação;
m) Insuficiência de capacitação; infra- estrutura, efetivo e capacidade operacional da guarda municipal de Niterói. O trabalho conjunto e integrado com outras secretarias do município é fundamental mas praticamente inexistente. As iniciativas são esporádicas e sem planejamento.
Embora o governo municipal de Niterói apresente numerosos programas destinados a prevenir e reduzir o índice de violência, o diagnóstico de segurança pública revelou falta de articulação e integração na esfera municipal entre as secretarias responsáveis pela implementação desses programas. Assim não existem ferramentas institucionais que possibilitem a comunicação, cooperação o e intercâmbio de informação de forma sistemática entre as diferentes secretarias municipais, nem condições práticas de operacionalização ou de uma política municipal de prevenção da violência no município.
Ao mesmo tempo, o Município carece de um organismo responsável pela articulação das políticas de prevenção da violência com as instituições de segurança pública das diferentes esferas governamental, o que dificulta seriamente o trabalho integrado dos diversos órgãos públicos que compartilham responsabilidades sobre o tema no âmbito municipal.
Baseado neste diagnóstico o plano municipal de prevenção da violência em Niterói, previa a criação do gabinete integrado, ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito e que seria responsável pela coordenação centralizada dos serviços oferecidos pelas diferentes secretarias Municipais e pela articulação das relações com as instituições estaduais e federais de segurança pública atuantes no município, assim como pela articulação da participação dessas instituições no contexto do plano municipal de prevenção a violência.
Como os senhores (as) podem ver a questão de segurança pública já vem sendo discutida desde 2003 em Niterói. Seria muito importante se a população a partir deste momento procurasse buscar maiores informações sobre o plano municipal de combate a violência de Niterói, bem como se informar sobre a Deliberação 781/2005 da Secretaria de Segurança Pública /ISP que cria e implanta nos Municípios o Conselho Comunitário de Segurança Pública CCS/ISP / SSP/RJ, onde o diretor presidente do ISP designará o coordenador dos CCSs para integrar as atividades realizadas pelos Conselhos. Outro ponto que merece atenção é o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).Todos nós sabemos que o Pronasci foi implantado nos Estados e Municípios onde, conforme indicadores, apresentam um grande índice de criminalidade, com participação ativa de crianças e adolescentes. O Pronasci veio para direcionar e traçar diretrizes das políticas transversais de segurança pública nos estados e Municípios onde a malha criminal se instalou, levando a nossa juventude ao mundo das drogas e envolvimento com grupos e facções armadas.
Como os senhores (as) podem observar a questão de políticas transversais de segurança pública não é uma novidade dentro do Município de Niterói. Quando o estudo aponta para a necessidade se criar o Gabinete Integrado, hoje em 2008 poderíamos ter um outro quadro das questões que envolvem as políticas transversais de segurança pública, se o referido Gabinete implementasse ações preventivas dentro das políticas transversais de segurança publica.
Hoje em 2008, conforme Convênio Federativo, com o Ministério da Justiça (SENASP/ PRONASCI) cria-se o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Acredito eu, se a sociedade civil organizada não estiver compondo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), poderemos repetir a inércia de 2003/2005, conforme o Diagnóstico elaborado pelo Viva Rio, sem que medidas algumas efetivas tenham se realizado em função do estudo, principalmente no que se refere às crianças e aos adolescentes.
Niterói hoje apresenta, conforme indicadores oficiais, um número altíssimo de crianças e adolescentes infratores, muitos deles envolvidos com grupo e facções armadas.
Se observarmos bem estas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, na sua maioria, em 2003 eles tinham aproximadamente sete (7) a oito (8) anos.
Os Conselhos Tutelares, hoje não têm uma infra-estrutura compatível com as demandas. Um exemplo prático é a falta de uma frota de veículos compatível com as demandas hoje existentes no Município. Agora é importante ter a frota de veículos, assim como a garantia de sua manutenção.
Outra demanda que a sociedade civil organizada de Niterói, há anos vêm reivindicando é que o Executivo Municipal encaminhe ao Legislativo Municipal, Projeto de Lei que cria o Orçamento Criança. E mais uma unidade de um Conselho Tutelar, que atenda as demandas da Região Oceânica de Niterói.
OBSERVAÇÃO:
1. Criação de unidades gestoras nos municípios.
2. Participação na gestão e compromisso com o Pronasci.
3. Infra-estrutura e apoio logístico ao programa
4. Garantia de pleno funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada Estadual
5. Implementação e garantia de pleno funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal[GGIM]
6. Compartilhamento da ações de políticas sociais e de segurança nas áreas conflagradas.
7. Mobilização de Mecanismo de comunicação e informação para o incentivo à participação social e divulgação do programa.
8. Continuidade e manutenção das ações do Pronasci.
9. Comprometimento do aumento progressivo do efetivo policial.
10. Apresentação do Plano Diretor do Sistema Prisional ao Ministério da Justiça.
O Pronasci em números.
Investimentos:
.R$ 483 milhões do orçamento do M.J/2007
.R$ 1 406 bilhões em 2008
.R$ 1, 406 bilhões em 2009
.R$ 1,406 bilhões em 2010
.R$ 1,406 bilhões em 2011
Destes,R$ 606 milhões/ ano são para o bolsa-formação, de 2008 a 2012
TOTAL : R$ 6, 707 bilhões
Ações comunitárias
Mulher da paz
.1.325 mulheres serão atingidas por ano
300 mulheres serão atingidas até 2011
193.500 bolsas no total de R$ 36,765 milhões até 2011
.Jovens
.425 mil jovens entre 15 e 29 anos serão atingidos pelas diversas ações do Pronacsi
.Reservista cidadão
.63 mil jovens oriundos do serviço militar serão atingidos até 2011
Total de R$ 63, 612 milhões disponibilizados em bolsas até 2011
.Ações policias
bolsa -formação
.225 mil policiais civis e militares , bombeiros , peritos e agentes penitenciários de baixa renda
Habitação
.41 mil policias civis e militares ,bombeiros , peritos e agentes penitenciários de baixa renda via Caixa Econômica Federa (CEF)
Cerca de 19.000 cartas de crédito de R$ 30 a 50 mil para policiais de renda média.
Sistema prisional
.41 mil vagas novas para homens e 5,4 mil para mulheres em presídio especiais [atendimento educacional, profissionalizante e cidadania]
.R$ 7 milhões para a construção de cada estabelecimento penal feminino[256 vagas]
.R$ 12 milhões para a construção de cada estabelecimento penal masculino voltado aos jovens entre 18 e 24 anos[421 vagas]
Metas gerais
.Beneficiar,direta ou indiretamente, 3,5 milhões de pessoas entre profissionais de segurança pública,jovens e suas famílias
.Buscar a redução do número de homicídios dos atuais 29 para 12 homicídios por 100 mil habitantes nos próximos quatro anos.
Maiores Informações:
www.mj.gov.br/ pronasci
Coordenação Regional das ações do Pronasci-Rio.
Telefone: 3808-6744/04. e-mail pronasci.rj@ gmail.com, henriquevianna@ gmail.com
Conselho Comunitário de Segurança:
E-mail ccs@isp.rj.gov. br isp@isp.rj.gov. com.br www.isp.rj.gov. br
tiao_cidadao@ hotmail.com Fone: [21]9511-2655/ 93098864
Sebastião da Silva [Tião Cidadão] Niterói 20/07/2007 / 25/05/2008.
1 Comentário:
Parabéns Tião Cidadão e parabéns à Niterói por ter alguém que demonstra compromisso na defesa dos direitos daqueles que continuam excluídos, em pleno século XXI. Ainda teremos muitos anos de luta para que o povo tenha a dignidade e exerça a cidadania plena.
Somos teimosos e não perdemos a esperança, nunca!
Abraços fortes e pronascianos
Mírian Rodrigues
Pres. Cons. Com. Seg. São João de Meriti
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