quinta-feira, 12 de junho de 2008

>

Os chineses buscam oportunidades na cidade das refinarias

12/6/2008

Itaboraí, RJ - Cerca de 50 representantes da área de desenvolvimento econômico do Governo da República Popular da China estiveram no município, em um primeiro contato, abrindo as possibilidades de que Itaboraí venha a ter nessa nação, uma "cidade irmã". Os chineses, como o Brasil, vivem uma onda desenvolvimentista e buscam novos parceiros no mundo, tendo encontrado em nosso País receptividade para as suas propostas em vários outros municípios brasileiros que já foram contatados e hoje já trocam vantagens com os chineses Uma vez declarados irmãos, os dois municípios se comprometem a abrir discussões em busca de ações que promovam o intercâmbio em diversas aéreas. A reunião em Itaboraí foi coordenada pelo Secretário Municipal de Planejamento, Paulo Toledo, que buscou mostrar o potencial que se abre com as novas refinarias da Petrobras na cidade, e assim estimular os chineses a participarem do desenvolvimento também.

Wang e Paulo Toledo
Os chineses ouviram atentos sobre as oportunidades das refinarias

No momento a grande oportunidade que os chineses trabalham no Sudeste é um investimento de R$ 1 bilhão, no Espírito Santo, onde duas fortes empresas do ramo naval se interessam em trabalhar. Os estaleiros Jurong, tradicional fornecedor da Petrobras, já apresentou projeto ao governo capixaba e aguarda o desenrolar das suas propostas.

Em Itaboraí a visita preliminar não focou setores em potencial. A república chinesa tem um sistema político diferente do nosso e é o governo quem primeiro potencializa as oportunidades e depois então define as prioridades de acordo com as características de cada região.

A saber, todavia, os chineses buscam ampliar presença a indústria química recentemente comprou uma divisão da multinacional Rhodia, que funciona no ABC Paulista, se tornando o terceiro maior fabricante mundial de Silicone, produto dos mais requisitados na indústria têxtil e na construção civil.

A China tem investido sistematicamente em Educação, seguindo exemplos de Japão e Coréia, e atualmente é considerada uma das maiores economias emergentes mundiais. O país está atingindo o número de duas mil faculdades e já forma, por ano, cerca de 400 mil engenheiros. Na região do Conleste o País já tem presença em São Gonçalo, onde já houve 25 encontros e deles as perspectivas de negócios variados, desde reprodução bovina ate o setor fármaco.

Entre outras das ações que poderiam se desencadear na região do Conleste a partir das parcerias sino-brasileiras, além de infra-estrutura urbana e petroquímica está a Piscicultura, de água doce ou salgada, onde os chineses dominam tecnologias de alta produtividade.

Outra possibilidade que interessa aos chineses no momento é a do Biodiesel. A Embaixada Brasileira em Pequim tem discutido com a estatal chinesa sobre as possibilidades de exportação do combustível ecológico e o Conleste tem projeto de produção com a Cooperativa Serramar de Bioenergia.

Os chineses já estiveram em Itaboraí há cerca de um mês, quando conheceram a tecnologia de reuso de água da empresa Biofibra, instalada no condomínio industrial do município. Na ocasião eles foram recepcionados pelo Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Barnabé Salles, que encaminhou as condições para o encontro dessa semana.

- Itaboraí deu um salto, do Século 19 para o 21 - explicou Paulo Toledo aos chineses, servindo-se de uma intérprete, falando ainda da grandiosidade da obra e dos investimentos do governo brasileiro.

Pelos chineses, falou a diretora da associação nacional da amizade com países estrangeiros, Wang Xioun. Segundo ela, também utilizando tradução, o grupo que ela trazia era de funcionários públicos que, ao modo do governo chinês, estavam ali para perceber as possibilidades para os investidores chineses. Ao final do encontro ela disse que havia gostado da reunião e que entendera o potencial da petroquímica como um negócio regional.

No final do encontro os visitantes celebraram a etapa ofertando cortesias e Itaboraí ganhou uma medalha, cunhada em ouro, especialmente para celebrar a ocasião. Na hora foi lembrada a solidariedade pela dor dos chineses, com milhares de vítimas que faleceram em um terremoto recente, mas não faltaram também as brincadeiras sobre os prognósticos para os Jogos Olímpicos de Pequim.

A partir desse encontro os chineses deverão agora proceder a uma análise de mercado para investimentos no Estado e dependo dos entendimentos que tenham e as propostas da cidade, os encontros se sucedem até se construir um termo de cooperação técnica que possibilite a troca de informações e as parcerias de investimentos.

Participaram da reunião que foi apresentada por Edgard Reinoso, também a Presidente do CDL local, Alair Vieira de Melo, além de representantes do Sebrae para a Rede Petro Leste, empresários da cidade e dirigentes de organizações não governamental.

JEFERSON DE AZEVEDO
Doutor em Geociências - UFF
Consultor Ambiental e de Políticas Públicas

Link: www.polopetroquimicodeitaborai.com.br/chineses_irmaos.html
Fonte: REBIA Sudeste / Jeferson (OI).


Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO