terça-feira, 21 de outubro de 2008

>

Responsabilidade Socioambiental

1. Curso de pós-graduação na área socioambiental com foco gerencial. Único MBA em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, INMETRO, INT, MCT e Governo Federal.
Novas turmas iniciando em março de 2009

Release: O curso proporciona aos alunos o aprendizado das mais modernas ferramentas de gestăo sócio-ambiental de tal modo que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável das organizaçőes.

Para ampliar o conhecimento dos alunos em um ambiente estimulante, as disciplinas são ministradas a partir de uma metodologia construtivista que considera o estudo da realidade aplicada ao mundo corporativo. Este método visa potencializar o aprendizado através da participação ativa do aluno na construção de seu conhecimento.
Por meio de estudos de caso que simulam situações do cotidiano das empresas, o aluno possa desenvolver perspectivas gerenciais que lhe auxiliam para rápida tomada de decisão. A ampliação desta competência torna-se imprescindível para os profissionais que precisam lidar com as constantes oscilações do mercado onde atuam. O curso constrói o conhecimento através da conjugação modular de diversas disciplinas. O módulo de gestăo empresarial visa desenvolver nos alunos competências relacionadas a visão estratégica do negócio, gestăo de recursos financeiros, análise de investimentos, gestăo de resultados, compliance com a legislação e governança corporativa. O módulo de gestăo da responsabilidade ambiental oferece a oportunidade de aprendizado em sistemas de qualidade total, gerenciamento de resíduos industriais, saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001), gestăo de recursos hídricos e sistemas de gestăo ambiental (ISO 14001). O módulo de gestăo da responsabilidade social permite ao aluno conhecer modernos casos estratégicos de sustentabilidade, sistemas de responsabilidade social (ABNT 16001 e AS 8000), auditoria sócio ambiental (ISO 19011 e DZ56), gestăo e qualificação de fornecedores, além da comunicação e marketing estratégico sócio-ambiental.

Objetivo: Visa formar empreendedores e gestores sócio-ambientais capazes de gerar resultados relevantes para as empresas e sociedade civil. Potencializando a habilidade de planejamento, diagnóstico situacional e tomadas de decisões; Captando os participantes para gerir equipes, monitorar e avaliar ações com total domínio do negócio sócio-ambiental; Estimulando e intensificando a formação de parcerias intersetoriais (setor público, corporativo e organizações do terceiro setor).

Nossa proposta visa tratar a gestăo da Responsabilidade Sócio-ambiental como parte integrante do planejamento estratégico de organizaçőes públicas e privadas, permitindo desta forma, a geração de resultados ótimos nos pilares ambiental, social e econômico. Para tanto, buscamos apresentar a sociedade o que há de mais moderno em Gestão Sócio-ambiental, oferecendo-lhe os melhores e mais conceituados profissionais da área. Público alvo: Dirigido a profissionais graduados em nível superior que atuem ou desejem atuar na área sócio-ambiental.

Metodologia: Aulas teóricas, usando dinâmica participativa, além de estudo de caso, de forma a preparar o profissional para atuar na área Sócio-ambiental.

Carga horária total do curso: 424 horas

Local: INT - Av. Venezuela, 82, 4º andar, Saúde, Rio de Janeiro - RJ (Próximo a Polícia Federal e Praça Mauá)

Ambiente de aprendizagem: Sala de aula climatizada com recursos multimídia; Utilização de exercícios de ativação da concentração, coffee-breaks e material didático incluídos (Apostila, bolsa e Pen Drive);

Corpo Docente:

Anderson Nascimento - Diretor de Projetos da Dinâmica da Terra.

Amélia Gonzalez - Editora do Caderno Razão Social do Jornal O Globo.

Beatriz de Carvalho Soares - Engenheira Eletricista; Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios; Pós-Graduada em Administração Estratégica de Empresas; Pós-Graduada em Gestão pela Qualidade Total.

Cid Alledi - Administrador de empresas pela UFRJ; Mestre em Sistemas de Gestão pelo Latec / UFF; Professor nos cursos de MBA no Latec / UFF e UniEthos; Membro da Transparência Brasil.

Dagmar Arbex - Graduada em Pedagogia; Advogada OAB/RJ no 136.360, Perita Judicial Ambiental CONPEJ Conselho Nacional dos Peritos Judicial da República Federativa do Brasil; Pós-Graduada em Direito Ambiental.

Dilma Pimentel - Professora de disciplinas ligadas a Gestão Ambiental, Metodologia da Ciência, Consumo Consciente e Responsabilidade Social e Ambiental na Univ. Estácio de Sá, INMETRO, FUCAPI, UNIETHOS, Universidade Petrobrás e Instituto Brasileiro de Petróleo IBP.

Hugo Pontes - Mestre em Engenharia Civil. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Arquiteto e Urbanista.

José Ribeiro Aires - Doutor em Geoquímica Ambiental pela UFF, Geólogo Petrobrás - Abastecimento.

Leonardo Andrade - Gestor Ambiental, especializado em Gestão de Resíduos Industriais.

Luciana Peixoto Moraes - Diretora de Treinamentos da Dinâmica da Terra Serviços Ambientais; Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental. Professora nos cursos de MBA em Gestão Ambiental pelo CEFET e UNIG.

Maria Cecília Prates - Doutora em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); Autora do livro “Ação social das empresas privadas: como avaliar resultados?”, editora FGV, 2005.

Paulo Caamańo - Mestre em Sistemas de Gestão, MBA em Gestão de Qualidade Total, MBA em Engenharia Econômica e Financeira, MBA em Organizações e Estratégia, Economista.

Vânia de Lourdes Marques - M. Sc. em Ciencia Ambiental (PGCA-UFF); Professora no (NADC/UFRJ); Universidade Federal de Sao Joao Del Rei; IBMEC-RJ; Publicação “Critérios Essenciais de Responsabilidade Social Empresarial e seus Mecanismos de Indução no Brasil”, do Instituto Ethos.

José Ribeiro Aires - CENPES / PETROBRÁS.

Fundamentação legal: Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996; Parecer CNE/CES 142/2001 e resolução CNE/CES Nº 1 de 3 de abril de 2001.

Informações e Inscrições: Dinâmica da Terra Serviços Ambientais Ltda.

Tel: (21) 2679-9216 / 8621-2026

Endereço: INMETRO - Parque Tecnológico de Xerém - Av. Nossa Senhora das Graças, 50 - Prédio 32 - Sala 02 - Xerém - Duque de Caxias - RJ – Brasil CEP: 25250-020 - CNPJ: 08.070.896/0001-97 - Inscrição Municipal: 0385432-9

Fonte: Rede 3Setor

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO