quarta-feira, 5 de março de 2008

>

PRESS RELEASE Agenda 21 Comperj

Empresários de GUAPIMIRIM discutirão problemas e potencialidades do município em encontro da AGENDA 21 COMPERJ


A elaboração de um diagnóstico contemplando as preocupações e potencialidades de GUAPIMIRIM em relação ao desenvolvimento sustentável é a proposta do segundo encontro do projeto AGENDA 21 COMPERJ que reunirá empresários e lideranças de vários segmentos da vida econômica do município, na próxima quarta-feira, dia 12 de março e nas demais últimas quintas-feiras de cada mês: 27/03 – 24/04 e 29/05/08.

Os eventos serão coordenados pelo ISER (Instituto de Estudos da Religião), ONG contratada pela Petrobras para trabalhar junto ao Segundo Setor, nos 15 municípios da área de influência do Complexo Petroquímico que será instalado em Itaboraí.

As reuniões começarão sempre às 19 horas, no Instituto Tecnoarte, sito à Rua Professor Rocha Faria nº 265 - Centro - Guapimirim.

A Agenda 21 Comperj é uma iniciativa da Petrobrás e faz parte do Programa de Relacionamento que está sendo promovido em GUAPIMIRIM, além dos demais municípios do entorno do COMPERJ: Itaboraí, São Gonçalo, Magé, Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Tanguá, Rio Bonito, Saquarema, Marica, Niterói e Rio de Janeiro. Visa sensibilizar e orientar a sociedade para a elaboração de diagnósticos e planos de ação que serão consolidados nas Agendas 21 de cada município.

Para mobilizar os quatro setores da sociedade – poder público, empresariado, organizações não governamentais e comunidade – para participar da construção da Agenda 21, a Petrobras contratou através de Edital quatro ONGs, cada uma com a responsabilidade de atuar junto a um setor da sociedade (ISER, Roda Viva, Instituto Ipanema e Instituto ASA).

Na primeira etapa, constituída por seis encontros, cada ONG vem trabalhando com seu respectivo público, tendo como meta produzir um diagnóstico e um plano de ação sob a ótica de cada Setor. Este material será a base a partir da qual os Fóruns Locais irão elaborar as Agendas 21. Os Fóruns Locais serão constituídos nos municípios onde ainda não existam e fortalecidos naqueles onde já estejam formados.

Em dezembro de 2007, o ISER, Roda Viva, Instituto Ipanema e Instituto ASA promoveram uma rodada preliminar de encontros nos 15 municípios que integram o projeto. No caso do ISER, estes encontros visaram dar início à aproximação com os representantes do Segundo Setor nestes locais, identificar seus coletivos, lideranças, características políticas e econômicas e, fomentar seu protagonismo no processo de construção de agendas de desenvolvimento sustentável.

Nos encontros, realizados conforme metodologia proposta pelo Comitê Gestor da Agenda 21 Comperj, composto pela Petrobras, Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Ambiente, foram apresentados os objetivos, cronograma e etapas do Projeto. Em janeiro foi realizada a primeira reunião para a produção do diagnóstico sócio-ambiental do município sob a ótica do setor empresarial.

Nesta ocasião, trabalhou-se com Vetores Qualitativos que ofereciam quatro diferentes estágios locais para os 40 capítulos da Agenda 21. Após a leitura do título dos capítulos e dos estágios, os participantes assinalavam aquele que melhor retratasse seu município. Os resultados serão apresentados nas duas próximas reuniões a serem realizadas no Instituto Tecnoarte, nos dias 12 e 27 de março, quando orientarão a produção coletiva de um painel de preocupações e potencialidades do município. O diagnóstico servirá de fundamentação para os encontros subseqüentes que terão como meta a elaboração de um plano de desenvolvimento local, também pelos participantes do setor empresarial.


A Agenda 21

A Agenda 21 é o principal documento aprovado na Rio-92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Como 40 capítulos, é um programa estratégico e universal para se alcançar o desenvolvimento sustentável nos níveis global, nacional e local.

No nível local, é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável de um determinado território que envolve necessariamente todos os atores sociais em sua discussão, com identificação de problemas e potencialidades, definição de ações de curto, médio e longo prazos e um roteiro de ações concretas com metas, recursos e responsabilidades definidas.


Acesse: http://www.agenda21guapimirim.blogspot.com
Contato: José Carlos Della Vedova Orkut: Agenda 21 Guapimirim
agenda21guapimirim@attglobal.net
Telefones – (21) 2538.15.19 e 93.06.04.02

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO