Cosan 'bate' Petrobras e compra a Esso no Brasil
Operação foi fechada por US$ 826 milhões.
O grupo Ultra também tinha interesse no negócio.
Do G1, com informações da Agência Estado
A Cosan S.A. anunciou nesta quinta-feira (24) a compra da Esso Brasileira de Petróleo Ltda. e suas afiliadas por US$ 826 milhões. A operação, fechada com a ExxonMobil International Holdings, inclui ainda dívidas de US$ 163 milhões e US$ 35 milhões em créditos com partes relacionadas existentes ao final de 2007.
A Petrobras manifestou publicamente que estava na disputa pelos ativos da Esso no Brasil. O grupo Ultra também tinha interesse no negócio.
"A aquisição garantirá à Cosan uma posição de liderança nos crescentes mercados de etanol e de distribuição de combustíveis no Brasil, permitindo à empresa aumentar o seu portfólio com produtos compatíveis com seus ativos produtivos e logísticos", informou a empresa, acrescentando que a operação assegura um canal de distribuição para o etanol no momento em que o volume comercializado do combustível começa a superar o de gasolina no Brasil.
Recursos
De acordo com fato relevante da Cosan, a transação não está condicionada a obtenção de financiamentos. "A Cosan, entretanto, buscará custear a aquisição de forma a otimizar sua estrutura de capital. Sendo assim, a Cosan pretende utilizar os US$ 310 milhões em recursos adicionais oriundos da participação de acionistas minoritários no aumento de capital por subscrição privada concluída em janeiro de 2008, e possivelmente financiar o restante", afirmou a companhia.
Operações da Esso
Segundo a Cosan, em 31 de dezembro de 2007 havia mais de 1.500 postos de serviços operando sob a marca Esso em 20 estados brasileiros. Trata-se do 5º maior varejista de combustíveis do Brasil no segmento de postos de serviços, detendo aproximadamente 7,2% de participação no mercado total de distribuição de combustíveis dentre os integrantes do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom).
A localização da rede de postos Esso, concentrada nas principais cidades do país, com forte presença nas regiões Sul e Sudeste, resulta em uma participação de mercado ainda mais expressiva na distribuição de gasolina e etanol, de 9,7% e 9,0% respectivamente, dentre os integrantes do Sindicom, de acordo com dados de 2007.
Fonte: G1 – Economia e Negócios
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