quinta-feira, 24 de abril de 2008

>

Lugar de bicho é no cinema


24/4/2008

O próximo dia 28 de abril promete reunir uma fauna variada no Rio de Janeiro: empresários, artistas, intelectuais, jornalistas, ambientalistas e outros “bichos” irão se encontrar no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, para assistir a pré-estréia do documentário O Brasil é O Bicho!

O documentário O Brasil É O Bicho! leva o telespectador para uma fascinante viagem a um país desconhecido e selvagem. O roteirista e apresentador Dener Giovanini - um dos mais reconhecidos ambientalistas brasileiros – é o guia nessa aventura, que tem como principal estrela a nossa fauna silvestre. A relação entre o ser humano e os animais é mostrada através do olhar da cultura popular – com suas lendas e mitos - e da dedicação dos maiores pesquisadores brasileiros, que se esforçam para desvendar muitos dos mistérios que envolvem algumas espécies ainda pouco conhecidas da ciência. Além de curiosidades sobre os nossos bichos, o filme apresenta – de maneira oportuna e quase praticamente visionária em tempos de epidemias de dengue e febre amarela – as conseqüências nefastas da relação do homem com a biodiversidade. O documentário também é pioneiro em acessibilidade para deficientes visuais e auditivos, contendo as modernas tecnologias de Audiodescrição e de Close Caption.

Durante três meses, a equipe do documentário viajou pelo país para registrar uma relação ao mesmo tempo forte e delicada: a interação entre o ser humano e a fauna silvestre. Lendas, mitos, crendices religiosas e até mesmo conceitos como sorte ou mau agouro interferem diretamente na sobrevivência de muitas espécies e, é claro, também contribuem para gerar um rico folclore, recheado de muita criatividade. O Brasil é uma nação que possui uma das mais belas e ricas biodiversidades do planeta e que está presente em nosso dia-a-dia muito mais do que se imagina. E ela se revela em sua plenitude nas cores, formas e hábitos da nossa fauna silvestre. O Brasil É O Bicho! é um filme que surpreende exatamente porque mostra o óbvio escondido: que às vezes somos estrangeiros dentro do nosso próprio país, desconhecendo ou ignorando aquilo que de mais rico e singular possuímos: a diversidade da nossa vida selvagem.

Com roteiro e apresentação do ambientalista Dener Giovanini, que em 2007 apresentou uma série homônima no programa Fantástico da TV Globo, o documentário, com uma hora de duração, apresenta ainda um Brasil que pode sucumbir economicamente às novas pestes que vem das florestas e que estão se disseminando rapidamente nos centros urbanos, como a febre amarela e a dengue, entre outras.

Dener Giovanini

Dener Giovanini é o ambientalista brasileiro de maior renome internacional, reconhecido como Empreendedor Social Notável pelas três maiores organizações de empreendedorismo do mundo: ASHOKA, AVINA e SCHWAB Foundation.

Em 2003 recebeu do Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, a maior distinção mundial na área ambiental, prêmio que só outro brasileiro havia recebido anteriormente: Chico Mendes.

Dener Giovanini também atua na iniciativa privada através da DGCA, empresa especializada na produção audiovisual e projetos coorporativos em comunicação ambiental. Em 2007, produziu e apresentou o quadro O Brasil É O Bicho, no Programa Fantástico, da TV Globo. Também assinou o roteiro do Documentário O Bicho Dá. O Bicho Toma! sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil. Formado em Letras, atualmente cursa jornalismo e produz roteiros para o cinema e televisão, além de dirigir documentários.

Mais informações para a imprensa com Ivone Kassu ou Leandro Gomes pelos telefones (21) 2522-6581 / 9628-7718

Fonte: Portal do Meio Ambiente / Leandro Gomes - Kassu Produções.

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO