quarta-feira, 10 de setembro de 2008

>

Nova descoberta da Petrobrás no litoral do RJ

10/09/2008 - 17h55

Petrobras estima reservas de até 4 bilhões de barris no campo de Iara

RIO - A Petrobras estima reservas recuperáveis entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural na acumulação denominada Iara, dentro do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas na Bacia de Santos.

A estimativa foi possível com a conclusão da perfuração do poço 1-BRSA-618-RJS. O bloco BM-S-11 tem participação de 65% da Petrobras, 25% do BG Group e de 10% da Galp Energia e é o mesmo onde já se descobriu Tupi, com reservas recuperáveis estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural.

"Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 07 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos. Estes objetivos foram alcançados e a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais", diz o Fato Relevante enviado pela Petrobras à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A nova descoberta, comunicada hoje à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revelou a existência de óleo leve, com densidade entre 26° e 30°API, numa área de cerca de 300 quilômetros quadrados e a cerca de 230 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 2.230 metros. A profundidade final atingida foi de 6.080 metros.

Fonte: (Rafael Rosas | Valor Online) 


 

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO