terça-feira, 21 de outubro de 2008

>

Lançamento do comitê Niterói da Campanha contra a Privatização do Petróleo e Gás

Fonte: Imprensa Sindipetro-RJ

O lançamento do comitê, incorporado ao calendário de mobilizações da Jornada da Democratização da Comunicação, será na terça, 21 de outubro, no DCE/UFF. Neste dia, militantes das entidades que compõem a TV Comunitária de Niterói estarão na saída das barcas, desde 15h, convocando as pessoas para o evento da noite. Serão colhidas assinaturas para os abaixo-assinados da campanha do Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás e o que reivindica a realização da Conferência Nacional de Comunicação. Às 18h, exibição do filme Encontro com Milton Santos / O Mundo Global Visto do Lado de Cá, de Sílvio Tendler, seguido de debate com a professora Adriana Facina. Logo após, o Sindipetro-RJ fará a palestra de lançamento do comitê daquele município.

Stedile conclama população a organizar comitês em defesa do petróleo e da soberania nacional

Artigo do representante do MST foi publicada na Revista Caros Amigos, em outubro. Edição ainda está nas bancas. Leia, a seguir, o recado assinado por Stedile, divulgado na Revista Caros Amigos e em outros veículos de comunicação.

O PETRÓLEO TEM QUE SER DO POVO BRASILEIRO!

1. O  Brasil está diante de uma encruzilhada histórica.  A descoberta da reserva de bilhões de barris, no chamado pré-sal marítimo e que ainda ninguém sabe certo quanto é,  pode ser rendição ou a maldição.

A opção sobre qual caminho a seguir, pode levar a um processo mais rápido de solução dos problemas do povo, ou condená-lo a uma dependência ainda maior do capital estrangeiro.

2. O Presidente Lula foi corajoso, ao defender que essa riqueza deve ser usada para ajudar o povo a se livrar da pobreza e aplicá-la em educação. Causou surpresa até a  seus críticos. Mas infelizmente até agora, poucas forças populares entenderam, e parecem dispostas a se mexer.
3. A tese do Presidente de que as riquezas naturais são do povo, além de correta e constitucional, estimula os movimentos sociais a  realizarem  mobilizações e lutarem para que os minérios ora apropriados apenas pela Vale e  a energia elétrica,  privatizada a cada nova hidrelétrica, sejam também usados em beneficio de todo povo.

4. No caso do petróleo, existem muitas dúvidas sobre o valor da riqueza.  E existe muita polêmica sobre qual a melhor forma de garantir o direito do povo sobre ela.  Isso é salutar e natural de uma democracia.

5. O que precisamos fazer é desencadear uma ampla campanha nacional, motivando a todas as forças populares a debaterem e se mobilizarem em torno de encontrarmos a melhor saída.  Esperamos que os  sindicatos, igrejas, movimentos sociais, associações, partidos, etc.. formem  comitês em defesa do petróleo para o povo.   E  a tarefa de cada comitê é justamente  levar as informações para o povo.  E fazer o mais amplo debate possível, sobre qual é a melhor solução.  

6. Precisamos acelerar o passo, para que o povo se aproprie das informações e reivindique o direito de decidir.    Não podemos deixar que os empresários e a sua mídia  acabem influenciando o povo e o governo sobre qual “a melhor solução”.   Suas propostas serão  sempre uma solução boa para aumentar seus lucros e nunca para resolver os problemas do povo.   (Vejam os movimentos que o Sr. Eike Batista e o Sr. George Soros fizeram...)

7. Tampouco podemos deixar que apenas a comissão de ministros nomeada pelo Lula, seja a detentora das propostas.

8.  A  maior parte da reserva no pré-sal está fora das 200 milhas brasileiras. É muito sintomático   a criação recente da IV frota naval dos Estados Unidos para circular no atlântico sul, como uma base militar móvel para “proteger os interesses do império”.  E deles, tudo se pode esperar.   Basta ver a historia passada e recente.

9. Há diversas propostas apresentadas  pelo Fórum Nacional em defesa do petróleo, como: a) revogar a atual lei do petróleo.  b) Parar todos os leilões.  c) Impedir a exportação de petróleo cru ;  d) Retomar o controle do estado sobre a maior parte do capital social da Petrobras; e) Fortalecer a Petrobras como uma empresa publica;  d) Garantir que a riqueza seja de fato em beneficio do povo.   O que devemos debater é qual é a melhor forma jurídica para garantir que esse direito do povo sobre o petróleo se realize.

10. Devemos construir os comitês, promover mobilizações de massa, e exigir o direito de decidir através de um plebiscito nacional, aonde todo povo deve votar, e decidir sobre as alternativas. Há alguns meses se organizou um Fórum nacional em defesa do petróleo, que adotou o mote de “O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!”  Funciona no Rio de Janeiro, com a participação de todos sindicatos de petroleiros, movimentos da Via Campesina, entidades em geral.  Esse fórum já está programando diversas mobilizações e campanha de esclarecimento com os trabalhadores em geral.   Não perca tempo.  Ajude a organizar um comitê de defesa do petróleo no seu  bairro, escola, sindicato ou igreja.

João Pedro Stedile, da coordenação Nacional do MST e da Via Campesina Brasil

www.apn.org.br

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO