sexta-feira, 17 de outubro de 2008

>

2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras apresenta programação

Foram nove meses de muito trabalho e, finalmente, é com imenso orgulho que nós, organizadores da 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras, apresentamos a programação da mostra para a edição deste ano, que acontecerá entre 8 e 23 de novembro.

Nossa Curadoria trabalhou arduamente, mas com muito prazer, afinal se o cinema não é a nossa cachaça como preferem alguns, é a nossa paixão mundana. Muitos filmes foram assistidos antes do convite que encaminhamos aos realizadores com quem gostaríamos de dialogar nesta mostra, levando seus filmes para um público onde seus nomes ainda são desconhecidos. Dentre eles, alguns já estão há algumas décadas construindo a identidade do cinema brasileiro, como Silvio Tendler e Rosemberg Cariry, outros nem tão conhecidos, embora com uma vasta bagagem em suas incursões Brasil à dentro em busca de novas imagens e realidades muito pouco ou nada conhecidas pela maioria de nós.

Se para a crítica especializada Tendler e Cariry navegam em temáticas dispares ao longo de suas obras na medida em que Tendler escolheu a narrativa documental e Cariry passeou mais pela ficção, na 2ª MFAERO os filmes 'Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá', e 'Patativa do Assaré Ave e Poesia', dos dois cineastas, respectivamente, revelam uma das singularidades do nosso cinema. Tanto Tendler, quanto Cariry buscam mostrar um mundo possível, uma reinvenção humana e histórica de nossa civilização, que nada mais teria a fazer senão preservar nossa cultura, nossa história, nossa memória em prol de algo tão singelo, que chega a ser ingênuo, ou seja, um mundo mais humano.

Além desses dois grandes cineastas brasileiros de escolas diferentes, buscamos diálogo ainda com jovens realizadores e documentaristas com vasta experiência em revelar as belezas ainda inacessíveis a muitos brasileiros. Marcelo De Paula, carioca e que há duas décadas realiza viagens a pontos longínquos de nosso país à procura do Brasil desconhecido de todos nós e das riquezas culturais dos povos tradicionais de nosso território, apresentará dois filmes na mostra – 'Karajá, o Filme' - convidado pela Curadoria - e 'Alerta Verde', recém-lançado e que faz parte da mostra competitiva da 2ª MFAERO. O documentarista também virá a Rio das Ostras para participar de um debate com o público e contar como é fazer cinema documentário hoje no Brasil. O longa-metragem 'Guerrilha do Araguaia: As faces ocultas da história', do documentarista Eduardo Castro, também figura entre os filmes convidados pela Curadoria a ser apresentado na 2ª MFAERO. O filme lançado este ano causou polêmica no circuito dos festivais por apresentar nomes que, de forma ou outra, desapontaram milhões de brasileiros no governo Lula. Certos de que é justamente a polêmica um dos impulsos capazes de trazer à tona novas perspectivas sobre um determinado ponto de vista, exibiremos o longa com muito orgulho em nossa mostra. 'Em busca da Tradição Nacional', uma produção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), lançado no último dia 22 de agosto, dia do Folclore, no Museu Edson Carneiro, no Rio de Janeiro, também foi convidado a participar da 2ª MFAERO pela Curadoria. Seus realizadores participarão de um debate durante a mostra, contando como foi o trabalho de pesquisa e de restauração de imagens, que levou ao produto final. Ainda, o já bastante difundido pelo Brasil em mostras de filmes etnográficos – 'Yâkwa, o banquete dos espíritos' - clássico longa-metragem produzido pelo núcleo Vídeo Nas Aldeias, de 1995, também foi convidado a participar da mostra por nossa Curadoria. O filme é uma obra-prima, já tendo sido contemplado com dezenas de prêmios em festivais nacionais e internacionais, merecendo destaque na programação da 2ª MFAERO.

Homenagem a Jussara Queiroz

Ainda entre os cineastas escolhidos pela Curadoria para esta mostra, destaque para Jussara Queiroz, protagonista do argumento do filme 'O Vôo Silenciado do Jucurutu', dirigido pelo jornalista mineiro, radicado em Natal (RN), Paulo Laguardia, e diretora de diversos filmes produzidos nos anos 80.

A 2ª MFAERO presta uma homenagem à cineasta de Jucurutu (RN), que foi estudar cinema na Universidade Federal Fluminense nos anos 70 e lá militou pela permanência do curso, tendo sido uma das alunas mais expressivas do cinema universitário da UFF naqueles tempos. Jussara fotografava, escrevia roteiros e produzia seus próprios filmes tendo obtido grande êxito em seus projetos e sendo reconhecida em festivais de cinema no Brasil e no exterior, como aconteceu com seus filmes 'Acredito que o mundo será melhor' e 'A Árvore de marcação', o filme mais conhecido da diretora, que traz no elenco a atriz Marcélia Cartaxo e que será exibido na 2ª MFAERO de maneira inédita no interior do estado do Rio de Janeiro.

Todos os direitos para as exibições dos filmes de Jussara, assim como a doação das cópias dos mesmos para a Videoteca do PURO, foram enviados à Curadoria da 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras através da colaboração de Paulo Laguardia, cuja sensibilidade foi capaz de registrar a história dessa cineasta colossal no documentário 'O vôo silenciado do Jucurutu', convidado a participar da mostra na programação de homenagem à Jussara Queiroz.

Circuito

Somados aos filmes selecionados pela Curadoria, serão apresentados em 16 dias de mostra, 50 obras nacionais de 13 estados brasileiros, entre curtas, médias longas-metragens, em quatro locais de exibição: PURO, Praça São Pedro, Núcleo Artes, Terapias e Ofícios e CineRitz Holiday. A produção recebeu inscrições de realizadores e produtores de todo o Brasil – ao todo foram 187 inscrições - e buscou, neste sentido, ampliar as possibilidades desse diálogo entre cinema, cultura e meio ambiente para as diferentes interpretações desta nossa realidade fragmentada, mas extremamente uníssona, retratada diante das câmeras que captam as faces deste gigantesco Brasil.

Esperamos que gostem da programação, que além da exibição de filmes, conta ainda com debates, mesas-redondas, apresentações de manifestações culturais oriundas de grupos do interior do Rio de Janeiro, e com uma oficina de fotografia ministrada pelo fotógrafo Maurício Rocha, que há cinco anos desenvolve um trabalho bastante interessante na formação de jovens da região junto à técnica e a linguagem fotográfica com seu projeto Papo Fotográfico.

Todas as atividades da 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras têm entrada franca.

Veja a programação completa no www.mfaero.blogspot.com

Acompanhe nossos informativos ao longo deste mês.

Participe!

Um abraço

Leonor Bianchi

Idealizadora da Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras

imprensabr@gmail.com Tel: 22 99039733 / 229987-6908



Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO