quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

>

Deputados visitam obras do Complexo Petroquímico em Itaboraí

4/12/2008

O presidente da Comissão Especial do PAC da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Rodrigo Neves (PT), visitou nesta terça-feira (02/12) o canteiro de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, que começaram em abril deste ano e estão empregando mais de duas mil pessoas. Ele estava acompanhado de mais três deputados: Audir Santana (PSC), Tucalo (PSC) e Altineu Côrtes (PT). A Petrobras recebeu a comitiva, apresentou o cronograma da obra e reafirmou a previsão do início das operações para 2012. O Comperj será construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí (região Metropolitana), com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões.

A Petrobras está realizando neste momento a primeira etapa da obra – a terraplanagem – que está prevista para terminar entre setembro e dezembro de 2009. Apenas para a obra de terraplanagem estão sendo utilizados 55 milhões de metros cúbicos de areia – o equivalente a seis Maracanãs. O deputado Rodrigo Neves (PT) falou da sua preocupação com a utilização de mão-de-obra local: "Este é o maior investimento da Petrobras no Estado do Rio, e ele é muito importante para a geração de empregos na região". A Petrobras informou que 60% dos empregados nesta etapa da obra são das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e região. O gerente geral do Comperj, Egydio Bega, ressaltou a importância da atuação dos deputados para o cumprimento dos prazos e o bom andamento das obras. "O respaldo do Legislativo é importante para o bom andamento dos licenciamentos, desapropriações e para o cumprimento de todo o planejamento da obra".

Durante a visita, os deputados foram apresentados ao projeto Criando o Futuro, que está qualificando 200 mulheres da região em aulas de viverismo e artesanato. E ainda puderam conhecer a estufa, berço do corredor ecológico que contará com o plantio de quatro milhões de árvores. Na estufa estão sendo cultivadas cerca de 2.500 mudas de plantas da Mata Atlântica. Por último, os deputados também conheceram as ruínas do Convento São Boaventura, de 1670. As ruínas foram tombadas pelo Inepac e Iphan e a Petrobras já começou a executar o trabalho de restauro.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Alerj.

          Portal do Meio Ambiente

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO