quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

>

Termina ocupação na Petrobrás. Manifestações para barrar leilão continuam nesta quinta, 18, na Candelária, às 9h

Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Veja fotografias da desocupação em 
www.apn.org.br


Cantando o Hino Nacional, mais de 500 pessoas que participavam da ocupação do edifício sede da Petrobrás, no centro do Rio de Janeiro, deixaram o prédio por volta das 20 horas desta quarta, 17. A direção da empresa conseguiu uma liminar na Justiça, ordenando a retirada dos manifestantes.  A quantidade de policiais militares dentro e fora do edifício ocupado impressionava, inclusive pelo armamento que faziam questão de exibir.

A ordem de despejo assim como a atitude do presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, que  se negou a receber uma carta de reivindicações das mãos de comissão representativa do movimento, deixam muito claro de que lado estão os que hoje administram a empresa, que já foi símbolo de resistência e luta, na defesa dos interesses nacionais. 

Segundo os organizadores, a ocupação da sede da Petrobrás se justificou na medida em que uma das reivindicações do Fórum contra a Privatização da Petróleo e Gás  é por uma Petrobrás 100% estatal. 

Apesar da ocupação terminar sem a garantia da suspensão da 10ª Rodada de Licitação do Petróleo, prevista para os dias 18 e 19/12, seus organizadores consideram o movimento vitorioso. Os atos para barrar o leilão e exigir uma nova lei do petróleo, além da re-estatização da Petrobrás, reuniram movimentos sociais do campo e da cidade, centenas de trabalhadores, estudantes, além de partidos políticos. 

O movimento de resistência contra a privatização do petróleo e gás está conseguindo alertar a sociedade para o crime de lesa-pátria que é a entrega das riquezas do sub-solo brasileiro à iniciativa privada e, sobretudo, aos oligopólios internacionais. 

Mas a luta contra a realização da 10ª Rodada de Licitação do Petróleo continua. Nesta quinta, 18, haverá um novo ato público, com concentração a partir das 9 horas, na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, em frente à sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ainda estão chegando ônibus de outros estados para as mobilizações. Os organizadores prometem barrar o leilão. 

Fonte:
www.apn.org.br

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO