segunda-feira, 3 de setembro de 2007

>

PESCADORES FAZEM MANIFESTAÇÃO CONTRA PETROQUÍMICA

Fonte: Agência Brasil

Pescadores fazem manifestação contra obra de petroquímica na Baía de Guanabara,no Rio de Janeiro - 01/09/2007

O píer da empresa Suzano Petroquímica, na Baía de Guanabara, foi bloqueado na segunda-feira (27) por 58 embarcações de pesca. O protesto, segundo os pescadores, reuniu cerca de 200 pessoas contra as obras de ampliação do complexo industrial, para descarregamento de navios-tanque de propeno.

O líder dos pescadores, Alexandre Anderson, afirmou que a movimentação de barcos e a construção do píer prejudicam a atividade pesqueira na área. "O pescado praticamente desapareceu e a gente está constatando mortandade. As hélices dos barcos da empresa também estão cortando nossas redes", relatou.

Alexandre Anderson disse que a comunidade quer ser indenizada pela diminuição da pesca: "A empresa só fala em projetos a longo prazo, mas nós estamos sem o pescado e não conseguimos garantir o sustento de nossas famílias".

O gerente de Recursos Humanos da Suzano, João Brillo, informou que a empresa está disposta a investir em projetos ambientais, mas que não está sendo cogitado nenhum tipo de indenização financeira. "Não cabe indenização, uma vez que a empresa está seguindo padrões até mais rígidos que as normas nacionais.

O que nós temos com a comunidade é um canal aberto em relação a projetos sócio-ambientais", disse.

A obra, segundo Brillo, possui o licenciamento ambiental necessário e também "atende aos padrões do Banco Mundial - nós procuramos desviar os dutos dos locais de pesca e estamos replantando toda a área de manguezal afetada".

Ele sustentou que "essa obra não traz impacto à fauna e à flora da Baía de Guanabara".

Uma reunião entre representantes da Suzano e dos pescadores foi marcada para o dia 10 de setembro. O líder dos pescadores prometeu que se não chegarem a acordo, haverá novas manifestações.

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO