segunda-feira, 31 de março de 2008

>

Lula dá inicio às obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

Publicada em 31/3/2008 20:07:48

Foto: STÉFERSON FARIA / AGÊNCIA PETROBRAS

A Petrobras iniciou nesta segunda-feira, 31 de março, as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia, que marca o início da terraplanagem, contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Itaboraí. O presidente acionou o trator que deu início às obras. A licença de instalação para essa primeira fase do projeto foi emitida pela Feema na última sexta-feira, 28 de março. A terraplanagem deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2009, gerando mais de dois mil empregos diretos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou o Comperj de “o maior investimento público-privado já feito” no Brasil. O presidente informou que na primeira quinzena de abril terá início a licitação para a construção do Arco Rodoviário que irá integrar a logística do Comperj. Ele defendeu a necessidade um planejamento urbano para impedir a “ocupação desordenada” na região do Comperj. “É preciso que haja um jogo combinado para não acontecer aqui o que aconteceu em outras regiões”. Lula anunciou a retomada da indústria naval do Rio de Janeiro nos últimos quatros anos. “Os estaleiros estão funcionando, as plataformas estão sendo feitas aqui. Grandes navios estão sendo feitos aqui”. O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o Comperj é “o retrato de um governo que tem rumo.” Ele destacou o aumento de renda da população brasileira.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que o Comperj é “uma revolução” na região onde funcionará o complexo. “Os trabalhadores terão a oportunidade de se qualificar”, afirmou. O governador destacou a licença ambiental “rigorosa” da obra, que terá lançamento zero de efluentes industriais na Baía de Guanabara, emissões atmosféricas seguindo padrões duas vezes mais rigorosos do que os das normas nacionais e investimento de U$ 200 milhões para reduzir a poluição. O governador anunciou ainda o compromisso da Petrobras no plantio de 6 milhões de mudas de árvores nas nascentes dos rios Macacu e Caceribu e a compra de um terreno entre o Comperj e o manguezal de Guapimirim para proteger aquele manguezal. [leia +]

Fonte: www.petrobras.com.br

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO