terça-feira, 1 de abril de 2008

>

DEPUTADAS JANE COZZOLINO E RENATA DO POSTO PERDEM SEUS MANDATOS POR CAUSA DO BOLSA FRAUDE

PARA PICCIANI, A CASA SAI FORTALECIDA DAS VOTAÇÕES DESTA TERÇA

A Assembléia Legislativa do Rio sai fortalecida do processo de cassação de quatro deputados, ainda que dois tenham sido poupados. Esta foi a analise que o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), fez nesta terça-feira (01/04). Ele se declarou satisfeito com o resultado das votações, que aprovaram as cassações dos mandatos das deputadas Jane Cozzolino (PTC) e Renata do Posto (PTB) e absolveram os parlamentares Tucalo (PSC) e João Peixoto (PSDC) da mesma punição. “O plenário é soberano. Cassar um mandato popular, conquistado com muita dificuldade, não é simples. As cassações ocorridas atingiram o cerne da quadrilha, e o plenário se mostrou duro e contundente. Atingir a marca de 48 e 50 votos pela cassação de um mandato, em votação secreta, mostra a firmeza do convencimento do plenário”, defendeu o presidente da Alerj, referindo-se ao número de votos pela cassação das deputadas Jane Cozzolino e Renata do Posto, respectivamente.
Em entrevista coletiva dada ao final das votações, Picciani justificou os resultados seguintes: “No caso do Tucalo, ficou evidenciado que ele foi beneficiado pelo tempo, porque ele teve a possibilidade de exonerar as pessoas quando surgiu a denúncia. E, ainda assim, ele teve um voto de desconfiança de 24 dos seus pares. Espero que ele tenha sido sincero na tribuna ao dizer que quer se redimir. Porque quem quer se redimir sabe que passou do limite”, criticou. “Em relação ao João Peixoto, havia, entre os deputados, um sentimento de que esta questão dos partidos de aluguel leva o deputado a ficar comprometido. Ele se elegeu com pouco mais de 20 mil votos, uma situação em que eles acabam ficando um pouco na mão dos dirigentes desses partidos de aluguel”, reconheceu o peemedebista. João Peixoto, em sua defesa, havia creditado a um dirigente do partido, chamado Wanderley Galdeano, o mau uso dos cargos em seu gabinete. Galdeano e outros cinco acusados de envolvimento na crise tiveram a prisão solicitada pela Alerj ao Ministério Público, há duas semanas. Ele se livrou da punição máxima com um placar de 44 a 15, seis abstenções e um voto em branco.
Picciani lembrou, ainda, que a Casa começou o processo de moralização quando aprovou o projeto de resolução de autoria do deputado Marcelo Freixo (Psol) que dificulta e restringe a obtenção do auxílio-educação na Casa. “Além de uma boa idéia deste bom e atuante deputado que é Marcelo Freixo, a nova redação do benefício corrige esta distorção e não permite outras fraudes, o que é uma grande conquista”, afirmou Picciani. O projeto, apresentado no meio do ano passado, foi aprovado no dia 28 de fevereiro pela Assembléia.
O deputado Edino Fonseca (PR), para quem o Conselho de Ética recomendou a pena de suspensão do mandato por 90 dias, foi absolvido por 34 votos a 25 e seis abstenções.

Fonte: www.alerj.rj.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO