quarta-feira, 2 de abril de 2008

>

De olho na saúde - Dengue: Perguntas e respostas

02/4/2008

O QUE É DENGUE ?

É uma doença causada por um vírus (arbovírus do gênero Flavivírus) que pode se manifestar de forma grave. Existem 4 sorotipos diferentes do vírus, sendo que no Brasil circulam os sorotipos Den-1, Den-2 e Den-3. Quem já contraiu um sorotipo não se infecta novamente pelo mesmo sorotipo mas ainda está susceptível aos outros, ou seja uma pessoa pode ter Dengue mais de uma vez. Nestes casos, quando a pessoa já contraiu a doença anteriormente por um sorotipo e se infecta de novo por um sorotipo diferente, a Dengue é habitualmente mais grave.

COMO UMA PESSOA ADQUIRE DENGUE?

A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito denominado “Aëdes aegypti” que, ao contrário do mosquito comum, tem hábitos diurnos, ou seja, ele pica preferencialmente durante o dia. Ao picar uma pessoa infectada pelo vírus da Dengue o mosquito se torna transmissor da doença. Dessa forma, se ele picar outras pessoas, transmitirá a doença.

POR QUE A MAIOR INCIDÊNCIA DA DOENÇA É NO VERÃO ?

Com o verão, a incidência das chuvas é maior. Conseqüentemente aumenta a proliferação do mosquito transmissor da Dengue uma vez que este deposita os seus ovos em pequenas poças de água limpa acumulada dentro das residências ou em quintais (pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias, etc.).

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA ?

A infecção causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus do Dengue apresenta um período de incubação de 7 a 10 dias e produz as mesmas manifestações clínicas. As manifestações iniciais são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, muita dor no corpo e às vezes vômitos. Três a quatro dias após o início da febre aparecem manchas vermelhas pelo corpo (parecidas com as do sarampo ou rubéola) e coceira. Menos freqüentemente podem ocorrer dor abdominal intensa, pequenas manchas avermelhadas ou arroxeadas, sangramentos e desmaios.

O QUE É DENGUE “HEMORRÁGICO” ?

A maioria das pessoas, após 4 ou 5 dias do início do quadro, começa a melhorar e recupera-se por completo em cerca de 10 dias. Em alguns raros casos, nos três primeiros dias que a febre começa a ceder, pode ocorrer diminuição acentuada da pressão sangüínea. Esta queda da pressão caracteriza a forma mais grave da doença, chamada dengue “hemorrágico”. Apesar do nome ser sugestivo para que se pense que ocorra sempre sangramentos, isto não é verdadeiro. A gravidade está relacionada, principalmente, à diminuição da pressão sangüínea, que até levar ao óbito.

QUAL O PERÍODO MAIS CRÍTICO E QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE RISCO PARA DENGUE HEMORRÁGICO ?

O período crítico são os três primeiros dias depois que a febre começa a desaparecer. Neste espaço de tempo podem aparecer os seguintes sintomas que indicam risco de Dengue hemorrágico:

- Dor abdominal intensa
- Manchas arroxeadas pelo corpo
- Sangramentos
- Pele fria e pegajosa
- Sudorese fria
- Tonteiras e desmaios
- Fezes escuras, parecidas com borra de café.

O DENGUE HEMORRÁGICO SÓ OCORRE EM QUEM TEM DENGUE
PELA SEGUNDA VEZ ?

Não. Apesar de ser mais freqüente em pessoas que já tiveram Dengue por um sorotipo e contraem a doença por outro sorotipo, o Dengue hemorrágico pode acontecer mesmo em quem tem a doença pela primeira vez.

O DENGUE HEMORRÁGICO É OBRIGATÓRIA EM QUEM TEM A DOENÇA
PELA SEGUNDA VEZ ?

Não. O risco é maior na segunda infecção pelo Dengue do que na primeira, mas a grande maioria das pessoas tem a doença pela segunda vez e não apresenta o Dengue hemorrágico.

QUANTAS VEZES UMA PESSOA PODE TER DENGUE ?

Existem 4 sorotipo do Dengue, logo o indivíduo pode ter Dengue até 4 vezes. No Brasil, entretanto, existem até agora somente 3 sorotipos, logo podemos ter Dengue somente 3 vezes. A cada vez que contraímos a dengue por um sorotipo ficamos protegidos permanentemente contra novas infecções por aquele tipo.

QUAL O PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE ?

Durante o período de viremia (presença do vírus no sangue) que começa um dia antes da febre e vai até o sexto dia da doença.

QUEM TEVE DENGUE FICA COM ALGUMA COMPLICAÇÃO ?

Não. A recuperação costuma ser completa. Freqüentemente, entretanto, pode persistir sensação de cansaço durante alguns dias, que desaparece com o tempo.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE PACIENTES COM DENGUE ?

O diagnóstico é clínico (ou seja, baseado nos sintomas apresentados e no exame físico do paciente) e laboratorial. Dentre os exames laboratoriais estão: o hemograma (que fornece informações iniciais importantes, assim como indícios de uma evolução desfavorável), a sorologia para Dengue (permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus e só fornece resultados positivos após alguns dias de doença) e a tipagem do vírus (que permite determinar o sorotipo em questão. Esse último exame, no entanto, só é possível fazer no início do quadro clínico).

COM QUANTOS DIAS DE DOENÇA JÁ SE PODE REALIZAR
A AVALIAÇÃO LABORATORIAL ?

Os exames laboratoriais deverão ser realizados a critério do médico. Recomenda-se, entretanto, que se espere pelo menos até o quinto dia do início dos sintomas para realizar a sorologia já que ela depende da presença de anticorpos contra o vírus. A tipagem do sorotipo viral, por outro lado, deve ser feita de preferência na primeira semana da doença, período no qual a viremia é maior.

QUAL O TRATAMENTO DA DENGUE ?

Não há tratamento específico para a Dengue. Normalmente é indicado apenas o uso de “sintomáticos” (analgésicos e antitérmicos), a critério do médico. É importante lembrar que devem ser evitados medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral®, etc.) assim como antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid®, etc.) pelo maior risco de sangramentos.

COMO PODEMOS PREVENIR A DOENÇA ?

A maneira mais eficaz de prevenção da Dengue é evitar a proliferação do mosquito. O fumacê é útil para matar os mosquitos adultos, mas não acaba com os ovos. Para prevenir a proliferação de ovos é necessário evitar o acumulo de água parada. Para tanto, podemos ajudar fazendo a nossa parte como:

- Cobrir qualquer local em que haja água acumulada, como caixas d’água e tonéis.
- Não manter pneus em áreas abertas.
- Manter as lajes cobertas ou retirar a água acumulada diariamente, esfregando com a vassoura.
- Guardar as garrafas de cabeça para baixo.
- Retirar os pratos dos vasos de plantas ou mantê-los sem água com um pouco de areia.
- Lavar os recipientes com plantas aquáticas diariamente, esfregando-os com bucha.

ATENÇÃO: Lembre-se que os ovos depois de depositados podem sobreviver agarrados às paredes dos recipientes por muito tempo, mesmo sem água. Ao se repor a água novos mosquitos nascerão. Desta forma é muito importante a limpeza freqüente das caixas d´água, pratos de vasos de plantas e lajes sempre esfregando bem.

Fonte: De Olho na Saúde

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO