segunda-feira, 14 de abril de 2008

>

Audiência reuniu mais de 500 em Belford Roxo

14/4/2008

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente da Serla, Marilene Ramos, fizeram uma ampla exposição sobre o projeto do PAC da Baixada Fluminense, para um público aproximado de 500 pessoas que assistiu à audiência pública sobre as obras, na noite da quarta-feira passada (09/04), no ginásio da Faculdade de Belford Roxo.

Representantes de associações de moradores e demais entidades do município ouviram atentamente as explicações e tiraram uma série de dúvidas sobre o projeto. Ele consiste em obras, sobretudo de desassoriamento dos Rios Sarapuí, Iguaçu, Botas, Maxambomba, Prata, Valão Caramuru, Valão São Vicente, Canal Babi, Valão Patativa e Canal do Outeiro.

Antes da audiência pública, PAC da Baixada e o Projeto Sarapuí - de construção de um dique e de uma via expressa - foram os temas das reuniões de Marilene Ramos, em Duque de Caxias.

Pela manhã, ela fez uma apresentação sobre o Projeto Sarapuí durante a 2ª Reunião Itinerante - circuito Baixada Fluminense, promovida pela Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro (AMTU) em Duque de Caxias.

No encontro, estavam o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Marilene falou sobre os benefícios do projeto para a região. Ele prevê a construção, pela Serla, de um dique de 13,2 quilômetros de extensão ao longo da margem esquerda do rio.

Inclui, ainda, a construção de uma via expressa ligando a Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, às Vias Dutra - que passa por Belford Roxo e São João de Meriti - e Light, em Nilópolis. A obra será feita pelo Departamento de Estradas e Rodagem.

Em fase final de estudos, o programa - inserido no Projeto Iguaçu, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - prevê também a realocação de famílias que vivem às margens do Sarapuí, para a construção do dique.

A Prefeitura de Caxias será responsável pela construção das novas moradias e definirá a quantidade de casas e o local para onde as famílias serão realocadas.

Audiência

Participam da audiência pública o secretário municipal de Governo de Belford Roxo, Luís Eduardo Oliveira - que representou a prefeita Maria Lúcia Netto dos Santos -, o secretário de Obras, Marcio Souza Gomes, o presidente da Câmara, Reginaldo Gomes, o diretor de Obras da Serla, Carlos Abenza, deputados, e vereadores e representante de ONGs, Associação de Moradores, entre outras autoridades.

Em Belford Roxo, as obras - realizadas em parceria com a Cehab - consistem na construção de 252 apartamentos que, a pedido do secretário do Ambiente, terão conceito ecológico.

O projeto foi premiado pela Caixa Econômica Federal e é considerado exemplar na linha de construção popular. A Caixa o tornou disponível a todos os estados como modelo de obras públicas.

Serão construídos imóveis de 49 metros quadrados, dotados de sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, distribuídos em 21 blocos de três andares. A população contará ainda com áreas de lazer, praça comunitária e um campo de futebol para o seu entretenimento.

O valor contratado da obra é de R$ 11,4 milhões, sendo 75% com recursos da União e 25% de contrapartida estadual, com prazo de término previsto para 24 meses e a geração de cem empregos com o aproveitamento da mão-de-obra da comunidade.

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO