sexta-feira, 27 de junho de 2008

>

RJ: Governo conclui licitação de obras de saneamento básico

27/6/2008

O governo concluiu a licitação do pacote de obras de saneamento básico para a Região Metropolitana, que irá atender cerca de oito milhões de moradores. O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, comemorou o resultado final, que apontou uma economia de 5,25% no serviço de instalação de sistema de remoção de lodo do Guandu, em relação ao valor previsto, e de 3,44% nas obras de saneamento básico em Duque de Caxias. As obras devem começar nos próximos 15 dias, com prazo de conclusão variando de um a dois anos.

Segundo Pezão, não se pode imaginar que uma área como a Região Metropolitana do Rio ainda sofra com a falta de água tratada e de rede de coleta de esgotos. Esses projetos visam atender a parte significativa da população e, garantiu o vice-governador, são parte de um processo contínuo de investimentos, para tentar diminuir esses problemas nos municípios.

- Não podemos admitir que parte da população não tenha água tratada em suas torneiras. Temos de acabar com essa dívida e, para isso, estaremos implantando uma série de projetos, na tentativa de reverter uma situação de abandono a que os municípios da Região Metropolitana foram relegados durante décadas - frisou o vice-governador.

As obras vão desde saneamento básico em São Gonçalo até a duplicação da adutora da Baixada Fluminense, passando pela reforma da Estação de Tratamento de Água do Guandu, responsável pelo abastecimento da cidade do Rio e de parte da Baixada. Na área de São Gonçalo, além da implantação de rede coletora e ligações domiciliares de esgoto nas bacias hidrográficas dos rios Mutondo e Coelho, haverá a duplicação da adutora e ampliação da capacidade de tratamento de água do Sistema Imunana-Laranjal, que abastece a região Leste Fluminense e a Ilha de Paquetá. Também haverá melhoria da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, o que irá reduzir o volume de esgoto da região que acaba seguindo in natura para a Baía de Guan abara.

- São obras estruturantes, que terão uma importância grande na melhoria da qualidade de vida da população. Estamos preocupados em levar água de boa qualidade a todos os fluminenses, daí o investimento nos sistemas Imunana-Laranjal e Guandu, além da duplicação da adutora da Baixada, o que vai permitir que quase a totalidade da população da região tenha acesso a uma água confiável - afirmou o subsecretário-executivo de Obras, Hudson Braga.

O presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, acredita que as obras marcarão uma nova fase do Rio de Janeiro, com um investimento cada vez maior na Região Metropolitana, que representa mais de 70% da população do estado. As obras irão acabar com a ingestão de água contaminada pela população e conectar os sistemas de esgoto dos municípios a estações de tratamento, evitando assim que os dejetos cheguem à Baía de Guanabara. Esse é um importante componente do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), que visa garantir a recuperação da baía.

- As obras de Saneamento que o governo do estado irá iniciar em breve, com recursos do PAC e execução por parte da Cedae, podem ser consideradas como um marco na história do estado. Nunca se investiu tão maciçamente em aumento da oferta de água em regiões carentes do Rio, como a Baixada Fluminense e São Gonçalo. Essa é uma demonstração clara de que os governos estadual e federal caminham juntos na direção de priorizar o investimento no saneamento básico e, por conseqüência direta, da saúde da população destas regiões. Por parte da Cedae, estamos prontos para aumentar a oferta de água nestas regiões, com a qualidade da água da Cedae, que tem padrão de qualidade internacional - reforçou Victer.

Da mesma forma, o estado começa a licitar em breve os projetos do chamado PAC Funasa, para obras de saneamento básico em cidades do interior. Além da instalação de redes de distribuição de água e coleta de esgotos, abrangendo os municípios de Bom Jardim, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Paty do Alferes, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Trajano de Morais e Varre-Sai, serão recuperados e construídos cinco reservatórios de água, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), assim como serão ampliadas cinco outras ETAs e construídas três Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs).

Do site www.imprensa.rj.gov.br

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social.

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO