quarta-feira, 8 de outubro de 2008

>

Barco Límpia ajuda na retirada de lixo da Baía de Guanabara

8/10/2008

Ajudar na limpeza da Baía de Guanabara. Este é o objetivo do barco ecológico Límpia, fabricado pela Brissoneau Ambiental em parceria com a Barcas S/A. O secretário de Transportes, Julio Lopes, e a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, conheceram a embarcação, que será usada para fazer o recolhimento de resíduos sólidos que ficam presos nas eco-barreiras instaladas na foz dos rios. Cerca de 80 toneladas de lixo são lançadas diariamente na Baía da Guanabara.

A base da operação do Límpia será na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (APA de Guapimirim). O barco, que entra em operação até o próximo dia 15, circulará pelo rio Guapimirim para acessar a Baía de Guanabara. Os focos principais de ação da embarcação serão os rios Roncador e Guaxindiba, que levam toneladas de lixo para a baía diariamente.

O barco é o primeiro do Brasil movido a gás natural, com autonomia para duas viagens ao redor da Baía de Guanabara. O baixo calado permite intervenção em áreas extremamente assoreadas. A embarcação pode recolher até cinco toneladas de lixo por viagem. Os resíduos sólidos são recolhidos por uma esteira frontal e armazenados em dois contêineres. Por ter recolhimento automático, os operadores das esteiras não precisam ter contato com o lixo retirado dos rios. O Límpia possui, ainda, um guindaste com capacidade para meia tonelada e canhão d'água de alta pressão.

Segundo o secretário de Transportes, a retirada dos resíduos sólidos da baía auxiliará na navegação dos barcos. Julio Lopes disse, ainda, que cada vez mais as secretarias de Transporte e Ambiente trabalharam juntas na retirada do lixo da baía visando à melhoria da navegação dos barcos.

- Um dos principais problemas que nós temos hoje é a quantidade de lixo boiando que prejudica a navegação. Os motores têm uma sucção que puxa a água para refrigeração e a grande quantidade de lixo entope as grades causando o aquecimento do motor. Convidei a secretária Marilene Ramos pois a nossa idéia é estar cada vez mais junto do Ambiente. Se nós conseguirmos que os barcos não parem por causa do lixo na baía, aos poucos nós iremos melhorar a qualidade da travessia - afirmou Julio Lopes.

Segundo Marilene Ramos, o objetivo é colocar o barco para operar em consórcios ambientais, através de parcerias com as empresas poluidoras.

- Temos que utilizar os recursos das empresas poluidoras, através de consórcios ambientais, para realizar esta operação. Hoje nós temos uma parceria com a associação de supermercados, que cumpre a lei de recolhimento de embalagens e ajuda a sustentar estas atividades. Com iniciativas deste tipo, será possível pensar em várias embarcações como a Límpia operando na foz de diversos rios e no trajeto das barcas. Nós faremos um teste para verificar a sua operação diante de uma situação de muito lixo acumulado. Uma embarcação deste tipo pode dar mais velocidade na retirada do lixo que se acumula nas eco-barreiras - analisou a secretaria do Ambiente.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social.
Portal do Meio Ambiente

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO