quarta-feira, 1 de outubro de 2008

>

O município de Marica não merece o que vem acontecendo há décadas.

Moro em Marica já vai completar nove anos e vim para cá com a certeza que seria feliz aqui, mas apenas encontrei dificuldades e todas ocasionadas pela omissão e negligência do poder público. Escolhi um terreno e mandei erguer a casa e cinco anos depois acordei com o meu terreno inundado: uma lamina de 20 cm de águas pluviais que estavam tentando chegar a Lagoa de Itaipuaçu. Como as águas correm neste ponto em direção Norte e o índice foi de 70 mm, entraram por baixo do portão. Ao tentar saber fui ridicularizada e constrangida pelas piadas. Mas, como fui procurar resposta e achei, também adquiri responsabilidade além do meu direito de cidadã. Antes deste episódio estava com a casa à venda e por ser numa boa localização achei que conseguiria um bom preço, mas isto não existe aqui. Na realidade, quem compra e depois da decepção quer sair descobre que caiu numa armadilha e que terá um grande prejuízo vendendo o imóvel.

Como sempre gostei de andar conheço Marica como a palma da minha mão e também a sua história desde a sua formação, apogeu, injustiça desde o Império e toda sorte de situações erradas tomadas como se fossem em beneficio do povo, mas que só o prejudica. Até agora somente sobre o prefeito Jorge Silva não escutei nenhum comentário desairoso feito pela população, pois andei muito por aí. Com certeza muitos me conhecem pelos rincões de Marica, mesmo em Jacone que pertence a Marica, mas tem o lixo recolhido por Saquarema conheço de andar.

Quando chega época de eleição é a mesma cantilena de sempre e todos os candidatos atacam logo a empresa de transporte Nª Sª. do Amparo que de fato serve muito mal a coletividade. E dizem um monte de coisa sobre ela e o que irão fazer. A concessão dela é estadual, então está fora da competência do prefeito; o valor da passagem que realmente é caro pelo mau serviço prestado (às vezes se anda em ônibus com o condicionador de ar sem funcionar e com as janelas travadas, e eu mesma já desci varias vezes para não passar mal), pelo longo intervalo entre um ônibus e outro; mas quando os candidatos dizem que irão reduzir o valor das passagens é hilário, pois o valor alto é devido a pagamento de imposto em quatro municípios no caso da linha que vai até o Castelo. A coletividade sem informação acredita.

Sábado, 20/9, fui a Zacarias e esteve lá o candidato Washington Quaqua a prefeitura e realmente achei que ele é pontual , tem uma boa retórica, mas como todos desconhece o município que há muitos anos pretende administrar. Claro que como sempre falou da Amparo e sobre muitas coisas que nem tocarei no assunto. Também lembrou de como foi o primeiro a chegar pro socorro a Zacarias que foi cercada e que ele fez a denuncia ao MP sobre o direito e ir e vir dos moradores de Zacarias.

Mas, o que comentarei é o que tem relação com as águas lagunares. Quando abriu para as perguntas fui a primeira e me apresentei lembrando a que havia telefonado a ele na ocasião e agradecido, pois mesmo que ninguém saiba todo o ataque aos pescadores artesanais de todo o país atinge a todos nós e põem em risco a nossa soberania (CNUDM). Ele lembrou e sei que lembrou porque depois o parei no centro do Rio de Janeiro e agradeci novamente. E ainda hoje não esqueci o quanto fiquei satisfeita. Mas, hoje sei muito mais do que sabia e a denúncia deveria ter sido feita em cima também da ilegalidade da venda da área, não em relação a dúvidas quanto à propriedade (elas existem) e nem por ter sido feita em cartório da Bahia, mas por força de uma sentença que o Dr. Antonio Vieira que o ajudou sabe muito bem do teor. Mas, as pessoas se omitem e vão colocando liminares e continuam a fazer tudo que foi condenado e anulado.

Perguntei ao candidato se ele conhecia esta ação e a sentença ele disse que não. Mas, como disse que tem 22 anos de luta em Marica então começou em 1986 e a sentença foi em 1995. Talvez não seja de competência do cidadão que quer ser administrador de Marica saber o que é de vital importância ao município.

Não perguntei se ele sabe sobre Bambui sendo aterrada próximo a Rua 90 e ruas sendo feitas para colocar casas que depois serão licenciadas pela prefeitura e legalizadas pelo Cartório, e vendidas com financiamento da Caixa Econômica Federal para que perguntar se ele não conhece o município de Marica.

Também pensei em perguntar sobre o loteamento Marinelandia embargado em 1985 pelo Juiz Ricardo Silva Bustamante que citou a SEAI S/A leia-se Lucio Thomé Feteira que fez o aterro apenas com uma licença da prefeitura. O procurador do Estado Hyrtis Perorazio Tavares informou ao Juiz que o loteamento no interior da lagoa foi desapropriado em vistorias de técnicos da FEEMA e da SERLA. Um técnico da FEEMA engenheiro Pedro Marcondes, sugeriu em seu relatório a punição aos responsáveis pelo aterro com base no Código Penal. O Procurador revelou que com o aterro de parte da Lagoa de Guarapina, "pura e simplesmente, desapareceu a praia consignada na planta oficial de loteamento e a Avenida Beira – Lagoa se interiorizou". No trecho final da petição ele ressalta a necessidade da restituição ao legítimo proprietário (o Estado) da porção de terra tomada pelo aterro ilegal "com possibilidade de retornar à Lagoa ao sei "statu quo ante". O Marinelandia estava sendo vendido em dezembro de 2007. Mas, não perguntei .

Quis perguntar sobre quatro campos de futebol dentro da Lagoa e Marica a altura do km 27 atrás da fabrica de gêlo, mas ele não saberia.

O candidato falou sobre o condomínio na Estrada de Ponta Negra no Bananal que foi embargado, pôxa! De alguma coisa ele sabe, mas ele só falou isto, porque corre a boca pequena que o tal condomínio pertenceria ao atual prefeito Ricardo Queiros que já tem muitos problemas e não vai perder tempo com isto. Este condomínio cortou o topo do morro jogou o barro para dentro da Lagoa de Guarapina e a altura da Rua 136 no Cordeirinho podemos ver duas caiçaras à beira da lagoa com areia branca de restinga dentro do condomínio. Ele só sabia uma parte.

Mas, como ele foi firme em falar sobre o retorno da pesca e que vai ter defeso , que vai ter camarão e que vai ficar tudo bem em Zacarias, mas que os moradores não podem mais é deixar a localidade crescer . Ele apenas fez o que condena: o povo de Zacarias não pode ocupar o que é seu, mas e os condomínios dentro do complexo lagunar?

Quando comecei a falar sobre a pesca e sobre o projeto que já havia em 1953 e das recomendações dos cientistas do Instituto Oswaldo Cruz em 1954 e editado em 1955, e onde já era dito que a Barra de emergência que era aberta pelos riscadores das comunidades pesqueiras de Marica até este desnecessário Canal de Ponta que só serviu para fazer terra própria. Pois, não foi respeitado o marco hidrográfico. Ele disse não pode abrir a Barra de emergência, se não for aberta não haverá vida no complexo lagunar, ou seja, ele não entende nada. O candidato disse que tudo seria resolvido com professores das Universidades e os pescadores e deu uma breve observação desairosa sobre ambientalistas, ele deve ter pensado nos ambientalista que estão em cargos públicos detonando a biodiversidade, mas relevei. Afinal em Zacarias sempre fui bem tratada e na iria causar mal estar.

Mas, quando ele saiu com a afirmação de que o Canal da Costa foi aberto na década de 40 para drenar Itaipuaçu. Não pude me conter e tive de ser até um pouco ríspida, porque ele queria impedir a minha fala. Realmente incomodo, porque eu sei! Esclareci a ele que se trata de uma laguna com o nome de Lagoa Seca e que tenho mapa que mostra a intervenção feita para colocar a Lagoa para dentro do continente.

Saindo da Zacarias voltei para casa e passando no mercado dou de cara com o Jornal de Itaipuaçu que tem como diretora executiva a Srª. Rosangela Zaidan na ultima folha diz que o PSOL não tem vereador que resida em Itaipuaçu, não sei o que pretenderam com isto, mas afirmo que conheço o professor Moura Preto candidato a vereador pelo PSOL e também a sua esposa, pois moram em minha rua e muitas vezes fui tirar dúvidas sobre ecologia com eles.

A mesma edição do jornal fala sobre a orla abandonada e fica parecendo a quem lê que o espaço dado à coletividade para reclamar vai resolver. Na realidade esta orla não poderia ter sido ocupada jeito que foi e não é devido à mudanças climáticas e a subida das águas não. Alberto Ribeiro Lamego em 1938 já falava que do Maciço da Tijuca até a Pedra Lisa em Campos ficava o espantalho do litoral fluminense. O que será que este reconhecido engenheiro quis dizer com isto? Também fala sobre o terminal da Amparo feito com a prefeitura e mais um monte de palavras para encher a pagina, mas o que o jornal não diz é que o terreno os terrenos se destinam a uma praça, que não tem por onde escoar as águas e que aquelas manilhas apenas serão enterradas como foram as outras, onde oradores compraram e a prefeitura enterrou, muitos acham que de certo, mas quando chegar uma chuva com índice um pouco acima do normal, veremos!

Na capa do Jornal a metodologia dos coronéis: colocou os percentuais que achou bom para ele e disse que foi o JB. Embora, hoje o JB já não tenha mais a mesma veracidade de antes rei procurar saber. Colocar A candidata do PSOL a prefeitura Conceição Marques com 0% é uma demonstração de insegurança muito grande e uma vergonha para quem se diz com 75% de aceitação. Estranho porque eu converso e tenho escutado pessoas falarem nela com intenção de voto. Eu a conheço e já trocamos varias informações sobre o complexo lagunar de Marica, inclusive com a presença do prof. Moira Preto.

Bom, devo dizer a quem tiver interesse que para fazer o que é a minha obrigação de cidadã e norteada pelo art. 225 da Constituição Federal requeri uma certidão ao TRE que mostra que não tenho vinculo com nenhum partido. E sai para informar e não faço isto somente aqui em Marica, pois ao tentar saber por que da inundação no meu terreno me deparei com outras situações que me fizeram tomar esta atitude. Hoje a minha área de maior interesse é a do GERCO Decreto 5300 de 2004 e seria bom a todos os candidatos a cargo eletivo em áreas costeiras terem interesse sobre isto. Há mais de um ano que falo sobre o assunto e somente em Duque de Caxias no Recôncavo da Guanabara foi que encontrei gente interessada e que discute este assunto, li o anuncio no Território Livre e fui e fiquei contente de ver que alguém prestava atenção ao assunto: um ambientalista com mais de 20 anos de resistência ambiental, melhor dizendo um dos bravos desta terra.

Márcia Benevides Leal Cidadã brasileira moradora em Marica.


 


 


 

1 Comentário:

Anônimo disse...

CONCORDO, SÓ QUE O PROPIO CIDADÃO DE MARICÁ NÃO SE IMPORTA.FUI PRESO AO DISCUTIR COM GUARDAS FLORESTAIS POR ELES NÃO MULAREM QUANDO COM ELES DISCUTI, E PASME FUI PRESO POR DESACATO E MULTADO EM MIL REAIS, ENQUANTO O INVASOR QUE CONSTRUI DENTRO DA LAGOA SAI IMPUNE.POLITICOS , A MAIORIA EM MARICÁ SÓ CPRRE ATRAS DA GRANA

Postar um comentário

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO