sábado, 27 de junho de 2009

>

Cursos Presenciais em Meio Ambiente - Niterói - RJ – Icaraí

Curso de Comunicação Ambiental

Comunicação e educação ambiental / As raízes da crise ambiental / A importância da mídia ambiental / História da comunicação ambiental / Mitos e verdades ambientais / Ideologias, informação e meio ambiente / A internet, a educação e comunicação ambiental / Comunicação e educação ambiental nas empresas / Dez dicas práticas para a Comunicação ambiental / A comunicação em ONGs ambientais / Dez dicas práticas para a publicidade ambiental / Ações práticas em educação e comunicação ambiental – Estudo de caso da REBIA / Rede Brasileira de Informação Ambiental / A contribuição da REBIA


Docente: FABRÍCIO FONSECA ÂNGELO - Jornalista, mestre em Ciência Ambiental pela UFF e especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde Pública pela Fiocruz. Repórter e redator da Revista Digital Envolverde. Colaborador voluntário da Revista do Meio Ambiente, e revista Equatorial Press (E.U.A). É moderador do Fórum REBIA Nacional.


Curso de Educação Ambiental

Sociedade x Meio Ambiente? A crise dos paradigmas e o sistema educacional; Educação Ambienta formal, não-formal e informal; O cidadão e a questão ambiental na sociedade globalizada; Educação Ambiental como instrumento de gestão; Agenda 21 Global e Local; Agenda 21 Infantil; Agenda Habitat; Protagonismo social; Pesquisa e metodologia participativa; Mecanismos de mobilização comunitária; A participação do jovem; Ação individual e coletiva; O Terceiro Setor; A participação do Poder Público e da iniciativa privada.


Docente: RICARDO HARDUIM - Biólogo especialista em Tecnologia Educacional, Ciências Ambientais e Administração Escolar; Professor de Biologia e Química do Governo do Rio de Janeiro; Coordenador Geral da OSCIP PRIMA - Mata Atlântica e Sustentabilidade; Presidente da Diretoria Executiva da REBIA.


Curso de Educação Ambiental, Ecoturismo e Cultura com Especialização em Povos Tradicionais em Unidades de Conservação


Legislação ambiental aplicada à presença de povos tradicionais e indígenas em unidades de conservação e ecoturismo; Unidades de Conservação – categorias e manejo; ICMs Ecológico e unidades de conservação; Presença humana em unidades de conservação – fator de preservação ou de destruição ambiental ?; Atividades sustentáveis sócio-econômica-ambientalmente para povos tradicionais em unidades de conservação; Conflitos entre povos tradicionais e gestores de unidades de conservação; educação ambiental para o ecoturismo; educação ambiental para povos tradicionais que vivem em educação ambiental. ATIVIDADE PRÁTICA (opcional): visita a uma comunidade de povos tradicionais em Camboinhas.


Docente: GUSTAVO DA S. D. BERNA - Biólogo marinho com pós-graduação em meio ambiente na Coppe/UFRJ e especialização em educação ambiental (MMA) e gerenciamento de resíduos (FIRJAN), superintendente executivo da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.


Curso de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

Legislação ambiental aplicada e normas ABNT NBR 10004; Classificação de Resíduos: perigosos, comuns, recicláveis; Impactos ambientais, custos e vulnerabilidades da destinação e do gerenciamento incorretos dos resíduos; coleta seletiva – como evitar problemas, quais as vantagens socioeconômicas e ambientais, passo a passo; Educação Ambiental e a técnica dos quatro 'erres': repensar, reduzir, reaproveitar e reciclar; Gerenciamento de resíduos no contexto da gestão ambiental; As principais alternativas de destinação final, tratamento, incineração, co-processamento, disposição em aterros urbanos e industriais; A relação entre o gerenciamento adequado de resíduos, mudanças climáticas e créditos de carbono; A reciclagem industrial.


DOCENTE: INÊS SANTOS DE OLIVEIRA - Bióloga especializada em gerenciamento de resíduos e cursando pós-graduação em meio ambiente na Coppe/UFRJ, professora de AIA – Avaliação de Impactos Ambientais no Curso Grafitte (Niterói), assistente técnica da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.


Curso de Introdução a Responsabilidade Social

Origem, evolução e tendências da responsabilidade social; Ética corporativa e moral: conflitos e contradições nas práticas organizacionais; O que é (e o que não é) responsabilidade social; Responsabilidade social como estratégia nos negócios das empresas; Estratégia de cidadania: Declaração dos Direitos Humanos, Declaração de Durban e Metas do Milênio; Estratégia de sustentabilidade: Agenda XXI e Carta da Terra; Estratégia de governança e de qualidade: Balança Social ( modelos Ibase ), Indicadores Ethos e GRI; Diretrizes de Conformidade da International Standards Organization - ISO 26000; Indicadores e medidas da responsabilidade social; Como todos pode contribuir para a RS no negócio das Empresas;Casos de sucesso e casos contraditórios de responsabilidade social.


Docente: Edson Cunha - Geólogo pela UERJ, especialista em Geologia e Geofísica Marinha, mestre em Sensoriamento Remoto e MBA em Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é geólogo pleno da Petrobras, lotado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CENPES). Tem experiência na área de Geociências e Comunicação, Desenvolvimento Sustentável, Divulgação Científica e Responsabilidade Social, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, arqueologia, educação patrimonial, comunicação, divulgação científica, gestão ambiental, gestão de projetos socioambientais, Agenda 21 e sensoriamento remoto.


Curso de Introdução ao Consumo Consciente

O que é consumo consciente; ciclo de vida dos materiais; 3 Rs; pegada ecológica; certificações e selos; análise de embalagens; obsolescência planejada; lixão x aterros; a ameaça das sacolas plásticas; produtos sustentáveis; dicas de como se tornar um consumidor mais consciente; A contribuição da REBIA


Docente: Suzana Ramineli - Publicitária, pós-graduanda em Gestão Ambiental e em Biologia Marinha; Diretora de Comunicação da ONG Bioética.


Curso de Licenciamento Ambiental

Conceitos básicos aplicados ao Licenciamento Ambiental; Legislação Ambiental aplicável ao Licenciamento Ambiental; Sistema Nacional do Meio Ambiente: atribuições e aspectos analisados no licenciamento em cada órgão do sistema; Procedimentos para o Licenciamento Ambiental; Instrumentos de Gestão Ambiental: Monitoramento Ambiental. Outorga de Direito de Uso da Água/relação com o licenciamento. Fiscalização Ambiental, Lei de crimes ambientais; Licenciamento Ambiental: Tipos de Licença, objetivo, características das licenças ambientais; Atividades Sujeitas ao Licenciamento; Critérios e Normas para o Licenciamento; Ferramentas de auxílio ao processo de licenciamento (EIA/RIMA, PCA, PRAD,TAC, etc); Noções de Auditoria Ambiental.


DOCENTE: INÊS SANTOS DE OLIVEIRA - Bióloga especializada em gerenciamento de resíduos e cursando pós-graduação em meio ambiente na Coppe/UFRJ, professora de AIA – Avaliação de Impactos Ambientais no Curso Grafitte (Niterói), assistente técnica da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.


Curso de Reciclagem de Óleo Vegetal para Produção de Biodiesel

A mitigação de problemas ambientais a partir da reciclagem de óleo vegetal; Práticas inadequadas de descarte na rede de esgoto e nos recursos hídricos; Destinação correta com aproveitamento para a geração de combustível limpo, biodegradável e economicamente viável.; A contribuição da REBIA


Docente: ANNE MENEZES - Gestora Ambiental cursando pós-graduação em Educação Ambiental; Coordenadora do Projeto de reciclagem de óleo vegetal em instituições de ensino da COOTRANITS - Cooperativa dos Trabalhadores de Niterói e São Gonçalo; Membro do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência.


Curso sobre Diversidade Sócio-cultural e Meio Ambiente

Da teia da vida a vida da teia; Natureza e Trajetória Humana; redes, implicações e possibilidades, conceitos, sentimentos, modelos e metáforas, valor e afeto; como avaliar a teia da vida, qual é o valor que avalia; Sustentabilidade, um percurso possível para aproximação com a vida da teia; um estudo dessas redes; consciência ou sensibilidade; tecnologias sociais, uma metodologia da construção coletiva para interagir nas relações das redes entre meio e homem; A contribuição da REBIA


Docente: Miguel Jorge - Filósofo, pós-graduado em Meio Ambiente, Ecologia Humana e Sustentabilidade, Secretário Parlamentar no primeiro governo Lula.


Curso sobre Lixo, Ética, Serviços Ambientais e Cidadania

A ação humana sobre o ambiente; O homem é o único ser que não deu certo no planeta?; Resíduos, consumismo e responsabilidade; Tipos de Resíduo; Serviços ambientais ou serviços dos ecossistemas?; Saúde e doença; A importância do debate e da apropriação dos Planos Diretores e Lei Orgânicas; A contribuição da REBIA


Docente: Roberto Rocha - Médico veterinário, mestre em Educação Ambiental, professor da Universidade Estácio de Sá, aposentado pela FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, especialista em primatas e quelônios.



MAIS INFORMAÇÕES

Local de realização dos cursos: Rua Lemos Cunha, 485 – Icaraí, Niterói, RJ - Parceria com a CRIAR Oficinas de Estudo – (21) 2704-0012

Horário: sempre de 8h às 17h10min

Investimento: R$210,00 ou pode parcelar pelo PAGUE SEGURO em até 14 vezes. Á vista tem 10% de desconto.

Sala de Aula equipada com Data Show (projetor) e Ar condicionado. Inclui, além da participação no curso: 1 CD exclusivo com material didático; 2 coffee-breaks; 1 certificado de conclusão.

Coordenação Geral: Vilmar S.D.Berna – Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente – www.escritorvilmarberna.com.br

Coordenação administrativa: Márcia Sudano - marciasudano@hotmail.com

Coordenação pedagógica: Ricardo Harduim - harduim@prima.org.br

Observações:

1. - A desistência e cancelamento da inscrição, com a devolução do correspondente valor pago, só poderá ocorrer até cinco dias antes do início do curso. A falta de pagamento de qualquer das parcelas que totalizam o valor do curso implicará na perda dos direitos referentes ao curso (freqüência e certificado de conclusão) e perda dos valores já pagos.

2. - A REBIA se reserva o direito de cancelar qualquer curso aqui descrito se não houver o número mínimo de inscrições (25 alunos por curso) que viabilize sua realização.

3. - Todos os cursos aqui descritos poderão ser realizados "in company" para as empresas e instituições interessadas.


Fonte: REBIA

Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO