quarta-feira, 1 de julho de 2009

>

Prefeitura garante saúde bucal para população de Casimiro de Abreu

Foto: Michelle Reis

Neste mês a Secretaria de Saúde viabilizará algumas novidades para beneficiar ainda mais a população de Casimiro de Abreu: a contratação de um odontopediatra (dentista especialista em tratamento com crianças) e a colocação de prótese dentária, através do Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona por conta de uma parceria entre o Governo Municipal e Governo Federal.



Segundo a coordenadora do CEO, Débora Motta, serão oferecidas 10 próteses dentárias por mês, sem qualquer custo para o interessado, e a disponibilidade de um profissional específico para atendimento infantil facilitará ainda mais a agilidade nos serviços oferecidos pelo Centro.



O Centro de Especialidades Odontológicas tem uma equipe de dentistas especialistas em ortodontia (correção dentária – colocação de aparelho), periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), bucomaxilo (cirurgias, extração), e ainda um profissional específico para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cerca de 500 atendimentos são realizados por mês.



Para se dar uma idéia da importância de serviços como estes viabilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, um canal na rede particular custa em média R$ 600. No CEO todo o tratamento é de graça, incluindo a manutenção, quando um paciente coloca aparelho para a correção dos dentes.



É válido ressaltar que antes do tratamento especializado, a comunidade tem a disposição a saúde básica bucal. Esse programa é oferecido em 10 postos da Estratégia Saúde da Família existentes no município. Todos eles possuem um consultório dentário, onde tratamentos básicos como os de limpeza, obturação e extração são realizados.



"É fundamental que o primeiro atendimento aconteça em um destes postos. A partir da avaliação feita pelos dentistas da saúde básica, os pacientes podem ser encaminhados para um tratamento mais especializado, oferecido no CEO", informou a subsecretária de Saúde, Magna Miranda.



Para os interessados em cuidar da saúde bucal é necessário procurar uma das unidades da ESF para agendar uma consulta.



"O mar é lago sereno


O céu, um manto azulado"


Casimiro de Abreu



Fonte: ASCOM – Jornalismo (Michelle Reis)


Seja o primeiro a comentar

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO