sexta-feira, 31 de agosto de 2007

>

ISER EM NOVA INICIATIVA PARA MONITORAR QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Deu na Rede do Terceiro Setor:

O ISER está à frente, com outras organizações da nossa sociedade civil, de mais uma iniciativa cidadã, em prol da qualidade de vida da nossa cidade, o Rio de Janeiro.

Depois de militarmos nas campanhas pela Agenda 21 desde 1993, portanto por quase 15 anos, estamos com uma nova iniciativa de promoção da gestão participativa e da co-responsabilidade pela condução de nossos destinos e vida cotidiana na cidade em que vivemos.

Trata-se do "Rio, Como Vamos", que pretende com base em indicadores, monitorar as políticas públicas que afetam nossa qualidade de vida e a gestão das autoridades municipais. Estamos nos inspirando em Bogotá e na recém criada rede de "Cidades, como vamos".

Para saber mais entre em contato com Samyra Crespo
Secretária Executiva
ISER - Instituto de Estudos da Religião
(55) 21 - 255537-82
samyra@iser.org.br

Continue lendo >>

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

>

Assista ao Trailler Milton Santos

Clik no link acima e asista um interessante trailler sobre Milton Santos


Continue lendo >>

terça-feira, 28 de agosto de 2007

>

Resíduos sólidos: Carbonização é alternativa para reduzir poluição

A crescente preocupação com o aumento da temperatura mundial vem obrigando governos e cientistas a desenvolverem alternativas para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Umas das fontes importantes desses gases são os resíduos sólidos, cuja destinação final se apresenta hoje como um desafio.

Diante do dilema, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um equipamento que trata o lixo pelo processo de pirólise, ou carbonização, que é a decomposição da matéria pela ação do calor, sem presença de ar nem contato direto com o fogo. O reator de pirólise, como é chamado, reduz a massa e o volume dos resíduos tratados, restando apenas um monte de carvão inerte, ou seja, que não reage biologicamente nem quimicamente em contato com o ambiente.

O professor Gilberto Caldeira Bandeira de Melo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, afirma que o único cuidado que se deve ter é com o fogo. Como o produto final da pirólise é carvão, se ele incendiar libera na atmosfera o que estiver retido nele. A solução é enterrar o material, como se faz hoje nos aterros sanitários. Sob a terra e mesmo em contato com água de chuva, o resíduo pirolisado não se deteriora nem libera gases. Por isso, diz-se que é inerte.

Usar o processo da pirólise para o tratamento do lixo, conforme explica o professor, resolveria dois problemas: a falta de espaço para depositá-lo e a poluição do solo e da atmosfera, que ocorre atualmente com os modelos utilizados, como aterros sanitários, lixões e incineração.

Bandeira de Melo reconhece que seria difícil ter reatores suficientes para tratar todo o lixo gerado em uma grande cidade, como Belo Horizonte, mas propõe que a pirólise seja utilizada para resíduos químicos e infectantes, como os industriais e hospitalares. Mas, para uma cidade de pequeno porte, poderia ser solução para todo o lixo.
*********************************
Fonte:
Miguel Jorge
Ass.Político
Rede 3setor - 6 anos - Mais de 6.000 inscritos
http://br.groups.yahoo.com/group/3setor

Continue lendo >>

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

>

CÂMARA TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO/CONLESTE

Em 2003, participei das Conferências das Cidades como delegado, Municipal, Regional, Estadual. Uma das deliberações foi que os Municípios do Eixo Leste Metropolitano, criasse um consórcio para resolver em conjunto os problemas de infra-estrutura.
Posteriormente, em 2006, foi criado o CONLESTE (Consórcio de Desenvolvimento do Eixo Leste Metropolitano). O evento se deu na Universidade Universo, em Niterói, com a presença de todos os Prefeitos, Ongs, o Governador Sérgio Cabral e outros.

Na ocasião foram criadas várias Câmara Temáticas. A Câmara Temática de Educação, reuniu-se várias vêzes, alternando os Municípios onde se realizavam as reuniões, infelizmente o que se observava era a presença maciça de gestores, faltando os demais segmentos nas reuniões.

Eu gostaria de saber porque a Câmara Temática de Educação não tem convocado os seus membros, principalmente os que não são gestores como eu.

Gostaria de saber também como estão as outras câmaras temáticas.

Autor: Tião Cidadão

Continue lendo >>

>

CONSELHO COMUNITÁRIO COMPERJ

Gostaria de saber como andam as reuniões nos municípios onde foram implantados os Conselhos Comunitários Regionais do Pólo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.
Niterói foi implantado o Conselho, onde o sr. Cezário deu posse, sendo o Coodenador o Presidente da Federação de Associações de Moradores (FAMINIT), Sr Mário Eugênio.
Até a presente data não houve uma reunião com os conselheiros. Me parace que quaisquer posições ou deliberações do coordenador deva ser apreciada e aprovada pelo colegiado. Isto não vem acontecendo. Como não se trata de denuncismo, solicito aos Coordenadores do COMPERJ que peçam a ata de reunião do Conselho de Niterói e tomem as medidas cabíveis.
Um conselho, para fazer o controle social, deve ouvir os colegiados.

Tião Cidadão

Continue lendo >>

>

O que é o COMPERJ

Fala Comunidade do Comperj recebeu carta via e-mail de um de nossos colaboradores e a apresenta na íntegra para nossos leitores.

Por Alexandre Gomes da Silva
alexandre.silva@estacio.br

Prezados,

Realmente devemos nos tomar cuidado e preservar o meio ambiente. Mais agora eu faço uma pequena pergunta,aonde andava os nossos governantes, quando a população começou a invadir os manguezais,as matas,construções desordenadas em encostas,falta de dragagem nos rios,orientações na coleta de lixo,aonde é que eles estavam. É uma coisa eu tenho certeza,a construção da COMPERJ gerou um estudo bem minucioso e um grande analise técnico em todos os aspectos para sua construção.
Deixarei algumas informações sobre a COMPERJ.


O petróleo é nosso e a Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) também! Mas o que é Comperj? Um enigma? Para o povo brasileiro, sim, mas apenas por enquanto. Ele é um complexo, fruto da parceria da Petrobras com o Grupo Ultra e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda está em fase de construção, mas que já pode ser considerada uma das grandes promessas de empreendimento industrial latino-americano dos últimos tempos aliando alta tecnologia e capacidade técnica. O processo avançado criado pela companhia, como o FCC (Craqueamento Catalítico Fluído, processo tecnológico que permite obter matérias-primas petroquímicas), irá representar uma alternativa competitiva para a expansão da indústria petroquímica brasileira, que tem um perfil de reservas caracterizado por óleo pesado. Este projeto é uma solução inovadora equiparada às maiores plantas em construção no mundo, e está fortemente amparada por uma estratégia de marketing pontual, social e ambiental que irá, paulatinamente, beneficiar o Brasil.

Vencer e ultrapassar crises são uma das qualidades e estratégias usadas pela Petrobras. O Brasil, atualmente, consome cerca de 10 milhões de toneladas do nafta (líquido incolor utilizada na produção de diversos bens de consumo) e importa 30% deste volume. A fim de reduzir a dependência do produtos petroquímicos e do nafta, o país poderá contar no futuro com uma força a mais neste setor. A partir de 2012, o país terá a Comperj como principal iniciativa industrial brasileira para aumentar a capacidade de refino de petróleo pesado. Com um investimento de aproximadamente US$ 8,3 bilhões, que acarretará mais de US$ 2 bilhões ao ano em divisas, a construção do complexo irá reduzir também a importação de derivados, como o nafta, e de produtos petroquímicos.

A partir da aplicação de ações focadas no marketing social, a companhia tem como uma de suas principais metas relacionadas ao complexo, o objetivo de capacitar e qualificar cerca de 30 mil profissionais dos municípios do entorno do Complexo Petroquímico (Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá) e oferecer mais de 100 tipos de cursos, totalizando 78% para nível básico, 21% em nível técnico e 1% em nível superior. O empreendimento deverá gerar 212 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, durante o desenvolvimento da obra e após a entrada em operação, todos em escala nacional.

O município de Itaboraí, que dispõe de infra-estrutura logística, foi estrategicamente escolhido pela Petrobrás, já que por ser próximo dos portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, dos terminais de Angra dos Reis, Ilhas d’Água e Redonda, da Refinaria de Duque de Caxias - REDUC, e, também, é amparado por rodovias e refinarias das plantas petroquímicas da Rio Polímeros e da Suzano, servindo de excelente canal de escoamento dos produtos. Ainda conta o apoio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello - CENPES, detentor da tecnologia de FCC, que é o grande salto tecnológico deste empreendimento.

Além do marketing social, a Petrobras ao idealizar a construção do Complexo, manteve a preocupação constante da empresa com o meio ambiente, trabalhando o marketing ambiental. Com uma área de aproximadamente 45 milhões de m2, para a instalação do Comperj, ao norte do Município de Itaboraí, onde se encontram imóveis tombados, como as ruínas do Convento de São Boaventura de 1660, e relíquias arqueológicas, a companhia mantém o compromisso de atuar constantemente na preservação do patrimônio. A campanha de divulgação da Comperj ainda está em estudo.

Serão escolhidos os melhores veículos de divulgação, assim como a linguagem e propaganda para o público-alvo deste empreendimento de importância nacional e internacional. A divulgação será determinada pela necessidade sócio-econômica das cidades.

O Complexo teve sua Pedra Fundamental lançada pelo Excelentíssimo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli. Com o objetivo maior de complementar os insumos básicos, como a nafta e o gás natural, dos quatro pólos petroquímicos já existentes no Brasil (Pólo Petroquímico de Camaçari - BA, Pólo Gás Químico de Duque de Caxias - RJ, Pólo Petroquímico de Mauá - SP e o Pólo Petroquímico de Triunfo - RS), visto que o país não é auto-suficiente nos mesmos, o Complexo oferece, além sustentar a indústria do setor e diminuir déficits no balanço oferta X demanda, a valorização do petróleo nacional, atendendo às exigências de qualidade do mercado, através estratégias diretas de manter sempre atualizado o parque de refino.

Um empreendimento alinhado às estratégias de marketing, bastante estudadas e analisadas pela equipe da companhia petrolífera, que atende ao mercado na exploração e produção da matéria, no abastecimento e a petroquímica, o Comperj torna-se, então, o que pode ser chamado de solução economicamente viável e competitiva, a fim de garantir o destino do crescimento da indústria petroquímica nacional, pelos principais fóruns, órgãos e empresas do país. A campanha usada neste projeto é diferenciada e promete fazer a diferença. Esta estratégia e o Complexo se enquadram como um estímulo que faltava ao desenvolvimento competitivo da petroquímica nacional.

Alexandre Gomes da Silva

alexandre.silva@estacio.br

Continue lendo >>

>

Fala Comunidade do Comperj esteve no Fórum Regional das Agendas 21



O Fala Comunidade do Comperj esteve participando do I Encontro do Fórum Regional da Agenda 21 COMPERJ, realizado na cidade de Itaboraí, no último sábado, 25 de agosto. Com a participação aproximada de 1500 pessoas de todos os municípios que compõe a Região do Conleste, o encontro foi realizado com o objetivo de eleger os representantes do poder público, iniciativa privada, 3º setor e comunidade de cada município para compor o fórum responsável pelo monitoramento das Agendas 21 dos municípios localizados na região do Comperj.
Durante todos os debates e esclarecimentos por parte dos representantes da Petrobrás, os presentes se manifestaram várias vezes para reclamar da falta de organização, divulgação e transparência na realização do Fórum, dizendo que gostariam de terem podido contribuir com a elaboração e efetiva realização do encontro. Muitos perguntaram porque a Petrobrás não aproveitou as experiências desenvolvidas em diversos municípios da região relacionados à Agenda 21 como exemplos a serem seguidos.
Depois de vários debates, foi feita a eleição para escolher os representantes, eleição está realizada com muita confusão, inclusive com discussões sérias entre os representantes do município de Itaboraí. Podemos constatar que a reclamação geral era de que houve manipulação na escolha dos representantes.

Brevemente publicaremos aqui, na íntegra, a Carta de Príncipios apresentada pela Petrobrás e aprovada pelo plenário.

Cabe-nos agora acompanhar de perto todas as ações e programas que serão desenvolvidos e cobrar de quem é de direito as responsabilidades.

Continue lendo >>

sábado, 25 de agosto de 2007

>

Centros de Integração do Comperj - Veja o Resultado do Processo de Seleção

Centros de Integração

Os Centros de Integração do Comperj têm por objetivo promover a capacitação profissional e empresarial em bases competitivas e sustentáveis, respeitando as vocações locais.

Os profissionais capacitados pelos Centros de Integração poderão trabalhar no Comperj desde que aprovados em processo seletivo público e estarão aptos a trabalhar nas diversas empresas que serão atraídas para a região.

A prova de seleção para o 1º Ciclo do Plano de Qualificação Profissional foi realizada no dia 29 de julho, nos 11 municípios que contarão com os Centros de Integração do Comperj - Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá - veja aqui o edital. Foram contabilizados 21 mil inscritos em seis categorias profissionais, o que representa uma relação de sete candidatos por vaga. Confira aqui o gabarito das provas*.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site www.cesgranrio.org.br

Cronograma

28/08/2007 - Divulgação dos resultados finais das provas.
09/2007 - início das aulas.
Adicionar esta notícia no Linkk

Continue lendo >>

>

ALERJ promove Audiência Pública do PAC

A Comissão Especial de Acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo Deputado Estadual Rodrigo Neves estará realizando no dia 29 de agosto do corrente, às 13h30min, Audiência Pública sobre a "INFRA- ESTRUTURA URBANA DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -MORADIA, SANEAMENTO, URBANIZAÇÃO DE FAVELAS".
Segundo a Comissão, estarão presentes ao evento a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Drª Inês da Silva Magalhães, o Excelentíssimo Sr. Vice-Governador e Secretário de Estado de Obras, Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Estado de Habitação, Sr. Noel de Carvalho Neto.
O Fala Comunidade do Comperj convoca todos e todas para está audiência, pois acreditamos ser de suma importância para as comunidades que serão aqui no Estado do Rio de Janeiro atendidas elo PAC.
Local: ALERJ
Palácio 23 de Julho
Rua Dom Manoel, s/nº
Auditório Nelson Carneiro - 6º andar
Praça XV - Rio de Janeiro - RJ
Informações: 21 2588-1000

Continue lendo >>

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

>

IX Congresso da APEDEMA

IX CONGRESSO DA APEDEMA
24/08/2007 - 07h07min

INSCRIÇÃO

Telefone: (21) 2447-3693 / 2436-1786


E-mail: congresso@apedema.org.br


Internet: www.congresso2007.apedema.org.br


Fax: (21) 2447-3693 / 2436-1786


LOCAL

Hotel Rio`s Presidente


Rua Pedro I, nº 19 - Praça Tiradentes – Centro (Rua do Teatro Carlos Gomes)



PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR



Dia 21 de Setembro – Sexta-Feira



08h00 às 09h00 - CREDENCIAMENTO



09h00 - ABERTURA SOLENE


Secretaria Executiva da APEDEMA-RJ


Ministra de Estado de Meio Ambiente Marina Silva *


Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc


Presidente da Petrobras S.A. Sergio Gabrielli *



10h00 - PALESTRA 1 - Salão Imperador


Perspectivas do Desenvolvimento Regional: COMPERJ


Palestrantes: André Monsores / Rodrigo Pio / José Luiz Santana


11h00 - COFFEE-BREAK


11h30 - Debates


12h00 - PALESTRA 2 - Salão Imperador


Siderurgia e a Bacia de Sepetiba: o caso CSA


Palestrante: Luiz Drude de Lacerda - UFBa


12h30 - DEBATES

13h00 - ALMOÇO


14h30 - MESA REDONDA 1 - Salão Imperador


Meio Ambiente e Desenvolvimento


Isabela Costa - Sub-Secretária de Estado do Ambiente


Patrícia Gabai - Ministério Público *


Mauro Viegas - FIRJAN *


Mediador: Armando Brito - Elabore Consultoria


15h30 - DEBATES


16h00 - COFFEE-BREAK


16h30 - MESA REDONDA 2 - Salão Imperador


O Cenário Sócio-Ambiental


Carlos Walter Porto - UFF *


Eduardo Martins - Elabore Consultoria


Samyra Crespo - ISER *


Mediador: Themístocles Marcelo - Secretário Executivo do FBOMS


17h30 - DEBATES


19h00 - Momento de Integração Cultural


Dia 22 de Setembro – Sábado


09h00 - MESA REDONDA 3 - Salão Imperador


A APEDEMA-RJ e o Compromisso com a Sociedade


José Miguel da Silva - ECOCIDADE


Franklin Mattos - GRUDE


Magno Neves - GDN


Alexandre Oliveira - CODIG


Arnaldo Vilanova - VIVA LAGOA


10h30 - 11h00 - COFFEE-BREAK


11h00 - DEBATES


12h00 - ALMOÇO


DIAGNOSES DAS REGIONAIS


14h00 as 19h00


Sala 01 - Regional Rio de Janeiro / Regional Leste / Regional Baixada


Sala 02 - Regional Lagos


Sala 03 - Regional Norte-Noroeste


Sala 04 - Regional Serrana / Regional Médio-Paraíba


Sala 05 - Regional Sul-Fluminense


20h00 - Momento de Integração Cultural


Dia 23 de Setembro – Domingo


9h00 as 12h00 - GRUPOS DE TRABALHO A


Sala 01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21


Sala 02 - POLÍTICAS URBANAS, SANEAMENTO BÁSICO E LIXO


Sala 03 - MATRIZ ENERGÉTICA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS


Sala 04 - ÁGUAS E COMITÊS DE BACIAS


Sala 05 - FLORESTAS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E TURISMO SUSTENTÁVEL


Sala 06 - FUNDOS SÓCIO-AMBIENTAIS


12h00 - CHECK-OUT


12H30 - ALMOÇO


14h00 - PLENÁRIA DE SISTEMATIZAÇÃO


16h00 - COFFEE-BREAK


17h00 - ENCERRAMENTO


(*) aguardando confirmação


Fonte: Apedema.org.br
Contato (congresso@apedema.org.br )

Continue lendo >>

>

QUESTÃO DE DIREITO: estímulo para criar uma REDE de AVALIAÇÃO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE

QUESTÃO DE DIREITO

Este plano de aula trata do tema direito ao meio ambiente, que a professora Carla Lopes está desenvolvendo com seus alunos no Colégio Estadual Prof. Sousa da Silveira, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O assunto faz parte do Projeto Político Pedagógico da instituição, que é uma experiência da Lei 10. 639, de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura afrobrasileira e da história africana nos currículos escolares. A experiência, batizada na escola de Programa de Reflexões e Debates da Consciência Negra, compreende o trabalho mensal de temas apresentados em palestras no dia-a-dia da sala de aula.
Neste plano de aula, a professora sugere um passo-a-passo para chegar ao conceito de direito ao meio ambiente, tendo também como referência para as atividades propostas o artigo Desigualdade Ambiental, publicado na revista Onda Jovem de março de 2007. Segundo a professora, em 2006 o Programa de Reflexões, a partir de textos do geógrafo Milton Santos, debateu conceitos como globalização e territórios, desigualdades sociais e econômicas, consumo, exclusão e cidadania.
No mesmo período, de uma palestra sobre ocupação e reforma urbana decorreram discussões com alunos sobre racismo e discriminação ambiental, direitos de vizinhança e participação cidadã, entre outras. “Esses foram os pontos de partida para chegar ao conceito de direito ao meio ambiente”, explica Carla Lopes.

A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA 1

A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA 2

Continue lendo >>

>

Ambientalista recebe o "Prêmio Destaque em Livre Iniciativa"

Da Redação
Dionisio Carvalho
dionisio@riachaonet.com.br

Foi entregue nesta terça-feira (21), o Prêmio Destaque em Livre Iniciativa para 12 personalidades do Estado que, com suas ações, interferiram positivamente na melhoria da qualidade de vida da população. O ambientalista Judson barros foi um dos agraciados. A cerimônia aconteceu no Cine Teatro da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.

O prêmio foi uma realização do Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT e a SIFE que tem um núcleo na IES, sendo uma das maiores organizações estudantis do mundo, e está presente em mais de milhares de universidades distribuídas em 48 países. A escolha dos premiados foi baseada em pesquisa feita entre alunos e professores da instituição.

O trabalho do ambientalista Judson Barros em defesa do meio ambiente do Piauí foi reconhecido através de pesquisa feita por estudantes e professores da instituição. Dentre os nomes dos premiados vale destacar o senador João Vicente Claudino e do prefeito de Sílvio Mendes.

"Este prêmio mostra que temos a aprovação do povo do Piauí. Deve ter uns dois ou três no Estado que não concordam com o nosso trabalho, mas a verdade é que a grande maioria da sociedade piauiense aprova, e isto em suma representa a defesa da vida e dos direitos humanos no Estado", disse o ambientalista.

Confira a lista dos Premiados:

- Sílvio Mendes de Oliveira Filho - Livre Iniciativa em Gestão Pública
- João Claudino Fernandes Júnior - Livre Iniciativa em Gestão Privada
- Jesus Tajra Filho - Livre Iniciativa em Empreendedorismo
- João Vicente Claudino - Livre Iniciativa em Política
- José Cerqueira Dantas - Livre Iniciativa em Saúde
- Valter Ferreira de Alencar Pires Rebelo - Livre Iniciativa em Comunicação
- Judson Barros Pereira - Livre Iniciativa em Meio Ambiente
- João Almendra de Freitas Filho - Livre Iniciativa no Terceiro Setor
- Alda Maria Neiva Veloso - Livre Iniciativa em Educação
- Fundação Cultural Monsenhor Chaves - Livre Iniciativa em Cultura
- SIFE CEUT - Piauí - Livre Iniciativa Estudantil

Matéria impressa do site: www.riachaonet.com.br

Continue lendo >>

>

Participe do I Encontro do Fórum da Agenda 21 Comperj

A Petrobras como integrante do Grupo Gestor das Agendas 21 Comperj, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente-RJ, convida para o I Encontro do Fórum Regional da Agenda 21 Comperj, a ser realizado no dia 25 de agosto, das 9h às 17h, na Av. 22 de maio, nº 3428, Outeiro das Pedras, Itaboraí - RJ.

No evento, o Grupo Gestor coordenará o processo de escolha dos representantes dos 15 municípios, sendo estes do 1º setor (governo), do 2º setor (iniciativa privada com fins lucrativos), do 3º setor (iniciativa privada sem fins lucrativos) e Comunidades (associações de moradores, colônias e cidadãos) para composição paritária do Fórum Regional responsável pelo monitoramento das Agendas 21 Locais.

Você está convidado a representar o seu município neste importante acontecimento regional.

Programação:

8h30
- Cadastramento dos participantes

9h
- Abertura do Evento e composição da mesa: Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Estado do Ambiente-RJ / Prefeitura Municipal de Itaboraí / Petrobras

10h30
- Palestras
Temístocles Marcelos (FBOMS) – Tema: Inclusão Social
Prof. Ladislau Dowbor (PUC-SP) – Tema: Poder Local
Fernando Almeida (CEBDS) – Tema: Desenvolvimento Sustentável

12h30
– Intervalo para almoço

14h
- Apresentação do “Passo a Passo” da Agenda 21 Local
Karla Monteiro Matos - Coordenadora da Agenda 21 / Ministério do Meio Ambiente

14h30
– Perguntas e Respostas

15h
– Apresentação e aprovação de proposta do Regimento das Agendas 21 Locais

15h30
- Intervalo

16h
- Indicação dos representantes do Fórum Regional

17h30
– Encerramento

Contamos com sua presença.

Continue lendo >>

domingo, 12 de agosto de 2007

>

Comperj

Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – será construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí, com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. A produção de resinas termoplásticas e combustíveis consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional. Com início de operação previsto para 2012, o Comperj tem como principal objetivo aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.

Por sua dimensão, o Comperj transformará o perfil socioeconômico da região de influência do empreendimento – que inclui os municípios de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis – e consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor de petroquímicos. Sua produção estimulará a instalação, em municípios da área de influência do empreendimento, de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas.

Fonte: Petrobrás


Foto: Steferson Faria


Continue lendo >>

>

Sobre

Sou Contabilista, Mestre de Capoeira e ativista dos movimentos sociais. Participei das discussões sobre as Políticas Públicas de Esportes e de Promoção da Igualdade Racial para o Brasil apresentando propostas para a Conferência Nacional do Esporte e para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília. Em 2006 recebi da Secretaria de Direitos Humanos de Niterói o Prêmio de Direitos Humanos Aloísio Palhano pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Fui homenageado pela ALERJ; Câmara de Vereadores de Niterói; Câmara de Vereadores de São Gonçalo e Prefeitura Municipal de Iguaba Grande. Em 2007 fui o mais votado para o Conselho de Cultura de São Gonçalo. Desenvolvo na cidade de Guapimirim o Projeto Ginga e Cidadania - A Prática da Capoeira na Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ambiente Escolar.

Atualmente curso Direito na Universidade Cândido Mendes.


Coordenei por diversos anos o Projeto Capoeira nas Escolas da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Em São Gonçalo fui o responsável pela elaboração do Projeto de Lei, sancionado pela Prefeita, que incluiu nas escolas públicas municipais o ensino da Capoeira.


Presidi de 1996 a 1998 a Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro. Fui um dos fundadores da Confederação Brasileira de Capoeira, constando meu nome em sua Ata de fundação; um dos fundadores da Associação Comunitária dos Mestres de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro; fundador e Presidente da Liga Niteroiense de Capoeira em três mandatos; fundador e presidente da Liga de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro; um dos fundadores da Liga Gonçalense de Capoeira e presidente e fundador da Associação Cultural Rio Brasil Arte Capoeira.

Sou editor dos blogs:

Portal Capoeira do Rio

Berimblog

Fala Comunidade do Comperj

Músicas de Capoeira

Rio Brasil Arte Capoeira

Empregos e Oportunidades

Ginga e Cidadania

Da Rede Social:

Capoeiristas do Brasil e do Mundo

Do:

Portal Capoeira do Rio

Para reflexão:

“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”

Martin Luther King

Continue lendo >>

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO