terça-feira, 28 de julho de 2009

>

Petrobras fecha acordo com consórcio para obras no Comperj

Após negociações desde a semana passada sobre as obras de terraplenagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj, a Petrobras informa que fechou hoje acordo com o consórcio CTC ( formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão) celebrando um aditivo de prazo por mais 60 dias para que as obras sejam retomadas plenamente com os cerca de 3.700 trabalhadores envolvidos no empreendimento.


Com esta medida a Petrobras garante a continuidade das obras até que um novo acordo seja firmado na busca de uma solução que atenda os interesses de ambas as partes.


Desde a semana passada, a Petrobras vem esclarecendo que em virtude de o volume de chuvas nos últimos meses ter sido muito maior do que a média histórica na região de Itaboraí, no Rio de Janeiro, a verba prevista dentro do contrato para cobrir os gastos com as paralisações durante as chuvas havia se esgotado.


A Petrobras também esclareceu que a paralisação parcial das obras não tinha nenhuma relação com um possível questionamento do Tribunal de Contas da União - TCU sobre o valor pago ao consórcio de construtoras.


Serão investidos US$8,4 bilhões no Comperj e gerados 200 mil empregos diretos e indiretos durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação, todos em escala nacional. Para atender a essa demanda, a Petrobras, em parceria com as prefeituras, vai capacitar cerca de 30 mil profissionais da região.


A operação do complexo está prevista para 2012 e vai transformar o perfil sócio-econômico de sua região de influência. Com capacidade para processar 150 mil barris diários de petróleo, o empreendimento vai gerar uma economia para o País de mais de US$ 2 bilhões por ano em divisas, por meio da redução da importação de derivados e de produtos petroquímicos.


Fonte: Agência Petrobrás de Notícias


Fonte da imagem: Agenda 21 Guapimirim

Continue lendo >>

segunda-feira, 27 de julho de 2009

>

Dia 30 estreia documentário sobre Petróleo

Documentário “O petróleo tem que ser nosso” estréia, na quinta, 30, às 18h30, no Odeon. Entrada gratuita.

O filme tenta responder a uma inquietante questão: diante das gigantescas reservas do pré-sal, que caminho o Brasil vai tomar? Políticos, intelectuais, sindicalistas, estudantes, representantes da igreja, artistas e militares estão entre os 34 depoimentos, de diferentes matizes, que abordam o tema sob perspectiva histórica, geopolítica, ambiental, econômica e social. A estréia será no Cinema Odeon, na Cinelândia, no Rio, em evento que começa às 18h30. A entrada é gratuita. O cinema tem lotação para 584 lugares, a serem preenchidos por ordem de chegada. Ingressos na bilheteria.

“O petróleo tem que ser nosso – última fronteira” é um filme produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e pela Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), dirigido por Peter Cordenonsi. Será uma peça importante na popularização da Campanha “O petróleo tem que ser nosso”, que reúne dezenas de entidades dos movimentos sindical, social e estudantil, dentre os quais o MST e a UNE. Cópias serão distribuídas pelo Brasil afora, mostrando à sociedade brasileira uma versão comprometida com a defesa dos interesses nacionais.

Os depoimentos incluem desde o governador do Paraná Roberto Requião (PMDB) e do senador Aluísio Mercadante (PT), os deputados Chico Alencar (PSOL) e Brizola Neto (PDT), ao dirigente do MST João Pedro Stédile e ao coordenador da Conlutas José Maria de Almeida, passando pelo Brigadeiro Sérgio Ferolla, ex-diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) entre 1989 a 1992, comandante da Escola Superior de Guerra e ex-presidente do STM (Superior Tribunal Militar). Também d. Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Os nomes pinçados - num elenco que também inclui os professores Ildo Sauer e Carlos Lessa, Ivan Pinheiro e o ator Paulo Betti, dentre outras “feras” – apenas foram escolhidos para dar uma dimensão da diversidade de ideologias e interesses que compõem o elenco dos apoiadores da Campanha “O petróleo tem que ser nosso” . Está reunido um exército de brasileiros, disposto e enfrentar o lobby das transnacionais do petróleo, visando à defesa do povo brasileiro e da soberania nacional.

Apesar do tema complexo e polêmico, Cordenonsi conseguiu editar um filme leve, instigante, que prende do início ao fim o expectador. Ao final, uma surpresa que deixará emocionados todos os que tiverem o privilégio de assistir à pré-estreia, no Odeon.

Cartilha – Além do filme, será lançada na próxima quinta, 30, no Cinema Odeon, a primeira edição da cartilha da Campanha “O petróleo tem que ser nosso”, com 100 mil exemplares. Com 24 páginas, ilustrações e imagens coloridas, a cartilha destina-se a estudantes, donas de casa, formadores de opinião e a todos aqueles que pretendem entender um pouco mais sobre a discussão do petróleo e as recentes descobertas do pré-sal. A forma como serão exploradas e comercializadas as novas reservas, que colocarão o Brasil entre os maiores produtores mundiais, é decisiva para os rumos que o país vai tomar. A campanha propõe um novo marco regulatório, defende a reestatização da Petrobrás e questiona a nova estatal.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)

Continue lendo >>

sexta-feira, 24 de julho de 2009

>

Chuvas prejudicam obras do Comperj

Por causa dos atrasos nas obras de terraplenagem do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), a Petrobrás esclarece que por causa do volume das chuvas ocorridas nos últimos meses terem sido maior do que a média histórica ocorrida na região de Itaboraí, a verba prevista pelo contrato para cobrir gastos com as paralisações por causa das chuvas se esgotou.


Segundo a Petrobrás, esta paralisação parcial das obras não tem nada a ver com o questionamento do Tribunal de Contas da União – TCU relativo aos preços pagos as empreiteiras. Segundo o próprio TCU o preço dos serviços de terraplenagem é vantajoso para a Petrobrás se comparado aos preços de referência do tribunal baseados na construção de rodovias.


Está sendo negociado pela Petrobrás um aditivo ao contrato atual com o Consórcio Terraplenagem Comperj - CTC, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Queiroz Galvão e sobre a cláusula de remuneração para o período de chuvas com o TCU para que a continuação das obras não seja prejudicada.


Estão trabalhando atualmente nas obras do Comperj 3.700 pessoas e são utilizados cerca de 800 equipamentos de porte como tratores, retroescavadeiras e caminhões.


Fonte: Agência Petrobrás de Notícias


Continue lendo >>

quarta-feira, 15 de julho de 2009

>

Secretaria licencia atividades ambientais em Casimiro de Abreu

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na sede de Casimiro de Abreu, e a Subsecretaria, em Barra de São João, estão subdivididas em departamentos estratégicos para contribuir com o funcionamento da legislação ambiental no município.



Diversas atividades necessitam de licenciamento ambiental para acontecerem. Por isto, é importante, toda vez que alguém for comprar terreno, construir imóveis ou iniciar algum empreendimento dentro do território municipal, procurar a Secretaria de Meio Ambiente. A simples medida favorecerá detalhes a respeito da legalidade do negócio e de como proceder para colocar em prática a atividade. "A Secretaria de Meio Ambiente não é um órgão que impede o desenvolvimento, ela orienta a comunidade e os empreendedores quanto à legislação", declarou o secretário, Marco Antonio Faria Lobo.



Entre algumas atividades que são de competência de a Secretaria Municipal licenciar estão a coleta e tratamento de esgoto sanitário de loteamentos, comércio, entre outras; a fabricação de artefatos de cimento, têxteis, de serralheria, padaria, entre outros; as oficinas mecânicas, de pintura, lanternagem, lavo-jato e os projetos de desenvolvimento urbano de áreas abaixo de 50 hectares (condomínios, loteamentos, conjunto habitacionais).



É válido destacar que as atividades que não podem ser licenciadas pela Secretaria Municipal são licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Entretanto, a Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu é uma facilitadora entre a comunidade e o órgão estadual. "Desta forma, recomenda-se que seja procurada toda vez que um munícipe encontrar dificuldades em estabelecer uma comunicação com o Inea", disse Marco Antonio.



Notícias ambientais




A atual gestão da Secretaria, a fim de fortalecer o conhecimento sobre questões ambientais, está elaborando um clipping para informar os funcionários, inclusive todos os que fazem parte do Governo Municipal, e também a comunidade. A idéia é multiplicar notícias sobre o que está acontecendo em todo o mundo, em termos de meio ambiente. A equipe do Departamento de Educação Ambiental pretende, no primeiro momento, disponibilizar o arquivo de notícias para as escolas municipais. "Com a informação, todos se sentem envolvidos na causa ambiental", disse o secretário, Marco Antonio.



/"Oh! Que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais"./


Casimiro de Abreu



Fonte: ASCOM – Jornalismo (Michelle Reis)


Foto: Michelle Reis

Continue lendo >>

segunda-feira, 6 de julho de 2009

>

Niterói discute desperdício de energia elétrica

Bate papo sobre os desperdícios de energia elétrica e questões ambientais.
Dia 10/07 - 6ª feira, às 14h - Sesc Niterói

O SESC Rio firmou parceria com a empresa FURNAS – Centrais Elétricas S.A, para desenvolver em suas Unidades a proposta - “Energia e Sabedoria” - que visa conscientizar e sensibilizar o público (organizações e empresas) alertando para o desperdício de energia elétrica e questões ambientais.

O projeto compreende o desenvolvimento de atividades de sensibilização e conscientização sobre questões importantes para o dia a dia, disseminando informações, promovendo debates que estimulem o público a refletir sobre: o uso consciente da água; aproveitamento e reciclagem do lixo como elementos de combate ao desperdício de energia; como contribuir para melhorar o nosso mundo; porque é tão importante combater o desperdício de energia; vamos repensar a nossa vida; a água do planeta como fonte de vida; o lixo pode ser útil; a emissão de CO2; o desflorestamento; o aquecimento global; a camada de ozônio; analise de contas de luz entre outros.

Mais informações: Ricardo Harduim

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Continue lendo >>

>

Encontro científico sobre a Área de Proteção Ambiental de Maricá

Dia 11 de julho de 2009 (sábado)
Horário: 10h às 12h30

Local: Sede da Associação de Pescadores de Zacarias - Barra de Maricá - Maricá – RJ

Professores-pesquisadores da restinga de Maricá membros da UFF, UERJ, UFRJ e UFRRJ (Rural) farão o segundo encontro deste ano para discutirem a crítica situação da área.

A restinga de Maricá é um dos ecossistemas mais pesquisados do país por membros de inúmeras universidades renomadas. São mais de 300 trabalhos científicos entre teses, dissertações e artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais. As áreas de pesquisa são botânica, zoologia, geologia, geomorfologia costeira, limnologia, geografia, antropologia, urbanismo e história. Além dos trabalhos de longa data, como do Museu Nacional da UFRJ, e da Zoologia da UFRJ, a área natural é referência nos estudos de restinga no Brasil, pois várias espécies de fauna e flora foram ali descobertas. Atualmente permanece como uma fronteira para novas pesquisas em diferentes campos do conhecimento como arqueologia, zoologia (com mais de 40 espécies novas descobertas, uma neste ano) e geologia-geomorfologia pelo Laboratório de Geologia Marinha da UFF (LAGEMAR).

Em virtude deste patrimônio ambiental, antropológico, histórico, pré-histórico e científico correr o risco de degradação e extinção por possíveis mega projetos imobiliário-turísticos transnacionais, a comunidade científica fluminense se mobiliza pela preservação da restinga e dos pescadores da região.


Participe do “Movimento Pró-Restinga” pela criação do Parque Natural Municipal da Restinga de Maricá

Abaixo-assinado pela criação do Parque da Restinga de Maricá:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/2587


Veja os vídeos sobre o ecossistema da restinga de Maricá:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=d4e6WSq12tA

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=grVV9xXPlY8

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4678471

Movimento Pró-Restinga
http://www.restingamarica.org/

Fonte: Gerhard Sardo - Semeando Cidadania Ecológica



Continue lendo >>

domingo, 5 de julho de 2009

>

Debate sobre petróleo continua em alta na Costa Verde fluminense

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)

Cerca de 200 pessoas participam de audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Angra dos Reis para tratar do pré-sal, na noite desta segunda, 29 de junho. A atividade contou com a participação massiva do Comitê de Angra em Defesa do Petróleo e Gás Nacional. A partir do requerimento do vereador Ilson Peixoto (PT-Angra), compuseram a mesa representantes da Agência Nacional do Petróleo, Transpetro, Petrobras, Prefeitura de Angra dos Reis, Promimp, a Deputada Estadual Inês Pandeló (PT-RJ) e o Coordenador da Secretaria Geral do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella, representando o Comitê. Outros vereadores também participaram da sessão.

A audiência foi veiculada pela TV Câmara para toda a cidade de Angra. Os cidadãos participaram com o envio de perguntas por e-mail e telefone aos debatedores. Também foi aberta a palavra ao Público presente no plenário da Câmara.

O representante da ANP defendeu o modelo de partilha de produção e a criação da nova empresa estatal. A defesa da soberania nacional, da Petrobrás 100% pública, do retorno do monopólio estatal do petróleo e o investimento do lucro do pré-sal políticas públicas voltadas para educação, saúde, emprego, reforma agrária etc, foram os destaques da fala do Cancella e dos representantes da campanha "O petróleo tem que ser nosso". Outro ponto bastante debatido foi os possíveis cursos do Promimp, que podem aportar na cidade a partir de outubro já este ano.

O Prominp é o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, instituído pelo Governo Federal através do Decreto nº 4.925, do dia 19 de dezembro de 2003, com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior. O Programa conta com a coordenação geral do Ministério de Minas e Energia e com a coordenação executiva da Petrobras.


Fonte: www.apn.org.br

Continue lendo >>

sexta-feira, 3 de julho de 2009

>

Municípios se reúnem para discutir o transporte alternativo

Foto: José Eduardo Silva


Representantes de Casimiro de Abreu se reúnem com Silva Jardim e Rio das Ostras para solucionar transporte alternativo


A pedido do prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado, representantes do município de Casimiro de Abreu se reuniram com representantes de Rio das Ostras e Silva Jardim para discutir, em caráter emergencial, uma solução para o problema com o transporte alternativo na região. No início da semana passada o Governo do Estado, através do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), lançou um edital de licitação que reduziu o número de autorizações da frota que pode circular no Estado do Rio.


De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Casimiro de Abreu, Luis Fernando Shinkado, a união com os municípios vizinhos fortalecerá a organização para aumentar o número de vans, devidamente regulamentadas, e fazer uma adequação no itinerário para atender a população.


Participaram da reunião o chefe de Gabinete, o procurador geral, Adonel Magalhães, os procuradores Cristian Silveira e Fábio Amaro, o secretário de Fazenda, Rafael Copolillo, o subcomandante da Guarda Municipal, José Jorge Carvalho, o vereador Ademilson de Souza (Bitó), o coordenador de Controle Urbano de Rio das Ostras, Miguel Narcizo de Oliveira, e, representando o município de Silva Jardim, o secretário de Ordem Pública, Márcio Xavier, o diretor de Fiscalização, Marcus Vinícius Mello, o secretário e o subsecretário de Transportes, Vivaldo Magalhães e Amilson Pontes, respectivamente.


Segundo informações do site G1 sobre nota do Detro, "o processo licitatório para o transporte é previsto na Constituição e, no Estado do Rio atende a uma exigência do Ministério Público. Até julho, o Departamento espera concluir todos os lotes desta primeira etapa, incluindo a Região Metropolitana, lembrando que o decreto do governador Sérgio Cabral prevê a realização de novas concorrências em localidades e trajetos que apresentarem, na prática, demanda para tal".


"Oh! Que saudades que tenho,

/da aurora da minha vida/

/da minha infância querida/

/que os anos não trazem mais"./

Casimiro de Abreu


Fonte: ASCOM – Jornalismo - (Michelle Reis)



Continue lendo >>

quarta-feira, 1 de julho de 2009

>

Prefeitura garante saúde bucal para população de Casimiro de Abreu

Foto: Michelle Reis

Neste mês a Secretaria de Saúde viabilizará algumas novidades para beneficiar ainda mais a população de Casimiro de Abreu: a contratação de um odontopediatra (dentista especialista em tratamento com crianças) e a colocação de prótese dentária, através do Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona por conta de uma parceria entre o Governo Municipal e Governo Federal.



Segundo a coordenadora do CEO, Débora Motta, serão oferecidas 10 próteses dentárias por mês, sem qualquer custo para o interessado, e a disponibilidade de um profissional específico para atendimento infantil facilitará ainda mais a agilidade nos serviços oferecidos pelo Centro.



O Centro de Especialidades Odontológicas tem uma equipe de dentistas especialistas em ortodontia (correção dentária – colocação de aparelho), periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), bucomaxilo (cirurgias, extração), e ainda um profissional específico para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cerca de 500 atendimentos são realizados por mês.



Para se dar uma idéia da importância de serviços como estes viabilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, um canal na rede particular custa em média R$ 600. No CEO todo o tratamento é de graça, incluindo a manutenção, quando um paciente coloca aparelho para a correção dos dentes.



É válido ressaltar que antes do tratamento especializado, a comunidade tem a disposição a saúde básica bucal. Esse programa é oferecido em 10 postos da Estratégia Saúde da Família existentes no município. Todos eles possuem um consultório dentário, onde tratamentos básicos como os de limpeza, obturação e extração são realizados.



"É fundamental que o primeiro atendimento aconteça em um destes postos. A partir da avaliação feita pelos dentistas da saúde básica, os pacientes podem ser encaminhados para um tratamento mais especializado, oferecido no CEO", informou a subsecretária de Saúde, Magna Miranda.



Para os interessados em cuidar da saúde bucal é necessário procurar uma das unidades da ESF para agendar uma consulta.



"O mar é lago sereno


O céu, um manto azulado"


Casimiro de Abreu



Fonte: ASCOM – Jornalismo (Michelle Reis)


Continue lendo >>

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO